X
    Categories: Releases

MCB lança livro ‘Pauliceia Melindrosa’ que retrata vida paulistana na década de 1920

Resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais da historiadora Ebe Reale, a publicação traz uma análise do período histórico da cidade de São Paulo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, lança no dia 11 de maio, sábado, das 14h às 18h, o livro ‘Pauliceia Melindrosa’, de autoria da historiadora Ebe Reale. A obra, editada pela DBA Editora, é o resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais de época em que a profissional buscou um fiel retrato da vida paulistana na década de 1920. A entrada é gratuita.

A publicação, rica em imagens, conta com o prefácio escrito por José Renato Nalini, presidente da Academia Paulista de Letras, e traz uma análise do período histórico, bem como uma série de informações que são desconhecidas do grande público, detectadas nas notícias e anúncios de jornais pelo olhar da autora. “A preservação da memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado, mas tem o intuito principal de conservar sua identidade”, comenta Ebe.

As principais localidades da cidade de São Paulo, a população (que quase dobrou em uma década – pulou de 526 mil em 1919 para 847 mil em 1929), os meios de transporte e os primeiros automóveis, a educação e suas escolas, a saúde pública e os hospitais, os meios de comunicação, do jornal ao rádio, além da vida comercial da metrópole, aparecem descritos com detalhes e poderão auxiliar estudantes, pesquisadores, acadêmicos e curiosos aprofundando o conhecimento histórico da metrópole.

“O livro é uma documentação rica, que se insere na reflexão que faz o Museu da Casa Brasileira sobre as questões e hábitos urbanos que direcionaram a construção da cidade para o seu desenho atual”, finaliza Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Sobre Ebe Reale

Filha de Miguel Reale, um dos mais importantes juristas brasileiros, Ebe Reale é uma historiadora de renome com vasta contribuição para a história de São Paulo. Membro titular da cadeira de nº 40 da Academia Paulista de História, é autora de mais de dez livros, entre eles, Brás, Pinheiros e Jardins, três bairros, três mundos (1982), Menotti Del Picchia (1988), Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1997) e Colégio Dante Alighieri (2010). Foi professora da FAAP, do Instituto de Ensino Superior Castro Alves e da Universidade Gama Filho. É atual presidente da Fundação Nuce e Miguel Reale.

 Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: