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Governo de São Paulo promove a economia criativa do estado na SXSW, em Austin (EUA)

Com palestras, debates e espaço dedicado à promoção de networking, o SP Day aconteceu na terça-feira 15 e reuniu empresas e representantes do setor. Essa é a primeira das 10 missões do CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo 

O Governo de São Paulo realizou nesta terça-feira (15/3) o SP Day na South by Southwest (SXSW), evento de arte, criatividade e inovação que acontece em Austin, Texas (EUA), e recebe visitantes de mais de 100 países. Com um espaço criado especialmente para a realização de debates, palestras e networking, o SP Lounge, representantes do setor cultural paulista promoveram a economia criativa do Estado, que movimenta US$ 20 bilhões por ano, responde por 3,9% do PIB estadual, agrega 150 mil empresas e gera 1,5 milhão de empregos. 

O SP Day reuniu 10 palestrantes, que se dividiram em quatro painéis. Voltado principalmente para empresários, produtores de conteúdo e possíveis investidores, o evento apresentou as características do setor cultural paulista e suas oportunidades de negócios. “São Paulo foi construído por indígenas, africanos, europeus, americanos, asiáticos e brasileiros de várias outras regiões do país. Essa diversidade única contribui para que o estado tenha um alto potencial criativo, que cresce ainda mais com as várias políticas públicas no setor cultural, que geram emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo Sérgio Sá Leitão. 

A SXSW é a primeira das 10 missões do CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo, que tem como objetivo impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para São Paulo. A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a InvestSP e Secretaria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo.   

O painel de abertura, “Desenvolvimento Movido pela Cultura”, foi conduzido pela CEO da Feira Preta, Adriana Barbosa, pelo presidente da InvestSP, Gustavo Diniz Junqueira, e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “São Paulo é um dos maiores hubs de inovação do mundo, com mais investimentos em startups que países como Argentina e México, além de contar com todo um ecossistema, com universidades e centros de pesquisa, que promove a inovação sem deixar de lado questões sociais e ambientais”, disse Gustavo Diniz Junqueira. 

No segundo painel, “Inovação na Economia Criativa de São Paulo”, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, Patrícia Ellen, destacou a vocação empreendedora do estado, o mais tecnológico do Brasil, e o aumento da participação feminina. O painel também contou com a participação de dois representantes do setor cultural: Roberto Fabri, do Omelete, e Alex Allard, do Cidade Matarazzo. 

Marília Bonas, representando o Museu da Língua Portuguesa, e Marcello Dantas, curador do Museu das Favelas e Museu das Culturas Indígenas, as três instituições do Governo de São Paulo, falaram sobre a diversidade e a modernização dos museus paulistas no painel “Novos Museus, Novas Direções, Novos Públicos”. Os dois também destacaram que esses espaços devem ser utilizados como instrumentos de transformação social. 

O empresário do setor de entretenimento Konrad Dantas, o KondZilla, falou sobre sua jornada empreendedora, que inclui a criação de um plano para que que as comunidades possam construir uma economia em torno da música e usar a internet para distribuir conteúdo. Dono de produtoras de conteúdo audiovisual, o empresário, que conduziu o painel de encerramento, “Das Margens ao Palco Central”, responde pelo maior canal do YouTube da América Latina, o Canal KondZilla, com 65 milhões de inscritos.  

 

CreativeSP  

A primeira missão do CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo levou para a SXSW representantes de 10 empresas paulistas do setor: Amplifica (produtora musical), Barbatuques (música corporal), Claraluz (audiovisual), DançarMarketing (marketing cultural), Elo (audiovisual), Estúdio Bijari (arte, design e tecnologia), Lemme Content (comunicação de marketing), O2 (distribuição cinematográfica), Phonogram.me (marketplace de NFTs musicais) e Rito (experiências imersivas). Elas foram selecionadas entre 152 inscritos e passaram por um processo de capacitação e consultoria. A próxima missão será o Festival de Cinema de Cannes, na França, em maio. 

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