X
    Categories: Releases

Paço das Artes inaugura suas últimas mostras no MIS

Na última edição de 2019 da TEMPORADA DE PROJETOS, os artistas Maria Luiza Mazzetto e Virgílio Neto apresentam seus distintos trabalhos: Dentro do Corpo e Tudo que não invento é falso. As mostras ficam em cartaz a partir do dia 05 de novembro, às 19h e fecham a estadia do Paço das Artes no MIS, pois a instituição se mudará para a sede definitiva em Higienópolis no ano de 2020

Com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem, o Paço das Artes, — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — realiza a Temporada de Projetos desde 1996 com exposições de artistas da cena da jovem arte contemporânea brasileira. Na última exposição de 2019, os artistas Maria Luiza Mazzetto e Virgílio Neto apresentam seus distintos trabalhos: Dentro do CorpoTudo que não invento é falso a partir do dia 05 de novembro na sede provisória do Paço das Artes, no Museu da Imagem e do Som. A entrada é gratuita.

Um universo de ficção acerca do mundo natural poderá ser encontrado na exposiçãoDentro do Corpo, de Maria Luiza Mazzetto. São construções ou apropriações de cenas que podem aludir à natureza, florestas, fundos de mares ou o interior de um organismo vivo. Essas imagens podem abrir uma via de acesso para se pensar relações, limites ou fronteiras entre o natural e o artificial, entre o real e o surreal, entre legítimo e o fake. Ocorpus do trabalho pensa o corpo, sua transformação, sua deterioração, sua finitude, decomposição e o “vir a ser” em um mundo em que o natural convive com o artificial, com o manipulado. Um corpo em que há ingestão ou inalação de resíduos químicos, corantes e conservantes. Um mundo em que se opera o transgênico e o transplante. Um mundo incerto e ambíguo.

Em Tudo que não invento é falso, o artista Virgílio Neto apresenta duas séries inéditas de traba­lhos – Imbróglios eMiúdos – e o desenho-instalação Cascas, feito especialmente para o Paço das Artes. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de um imaginário composto de formas e texturas que o artista coleta em seu cotidiano. Dessa forma, nasceram da observação de objetos esquecidos ou descartados; de elementos da natureza; de fragmentos, restos, sobras ou pe­daços. O artista se utiliza da linguagem do desenho para criar composições condensa­das, combinando esses fragmentos e explorando as texturas, os brilhos, os contrastes e as graduações de cada material.

SOBRE A TEMPORADA DE PROJETOS
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira. Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística contemporânea. O júri da atual Temporada é composto O júri da atual Temporada é composto por Ana Pato, Hugo Fortes, Márcio Harum, Priscila Arantes e Thereza Farkas. Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA (mapa.pacodasartes.org.br), concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.

SERVIÇO 

Temporada de Projetos 2019 Paço das Artes

DATA: 05.11 a 12.01.2020

Abertura: terça-feira, 05.11, às 19h

HORÁRIO: terça a sábado, das 11h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h

LOCAL :Paço das Artes
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777
Valet: R$18 [Conveniado]

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

INGRESSO gratuito

CLASSIFICAÇÃO livre

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: