HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesOrquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí encerra o ano com clássicos e temas natalinos

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí encerra o ano com clássicos e temas natalinos

Grupo apresenta a quarta Sinfonia de Schumann e repete as obras que emocionaram o público na semana passada durante a inauguração da Vila de Natal da cidade

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – realiza nesta quarta-feira, dia 6, o último concerto da temporada 2017. O programa terá duas partes, sendo que a segunda vai repetir algumas das obras que emocionaram a plateia na última sexta-feira, dia 1º, na apresentação ao ar livre realizada para a inauguração da Vila de Natal na Praça da Santa.

O grupo abrirá o concerto com a “Sinfonia nº 4, opus 120”, do compositor alemão Robert Schumann, que fecha o “Ciclo das quatro sinfonias” apresentado pela Orquestra Sinfônica ao longo do semestre. A obra começou a ser escrita em 1841 e seria a segunda sinfonia, mas só foi revisada e concluída em 1853, tornando-se a última da sequência. Foi intitulada “Fantasia Sinfônica” e é considerada inovadora, pois os quatro movimentos são tocados sem interrupção – uma indicação expressa de Schumann. Tal proposta seria repetida mais tarde por outros compositores.

Na segunda parte do concerto, a Orquestra apresentará oito trechos do “Balé Coppélia”, de Léo Delibes. Depois, os músicos interpretam a consagrada “Valsa das Flores” do balé “O Quebra-Nozes”, de Piotr Tchaikovsky. Para encerrar, o grupo fará um pot-pourri de canções natalinas tradicionais, com arranjo e orquestração do saudoso maestro Antônio Carlos Neves Campos.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é regida, desde 2011, pelo maestro João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros. Ele também está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, foi regente das orquestras Amazonas Filarmônica e Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, além de conduzir, como convidado, várias outras, entre elas a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Sinfônica de Roma.

Galindo defende que a boa música não deve ser privilégio de elites e empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas na Rádio Cultura de São Paulo – “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro” – e “Pré-estreia na TV Cultura. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, e é autor do livro “Música, pare para ouvir”, da editora Melhoramentos.

É um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado no Sesc, Projeto Guri e Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí –
João Maurício Galindo, regência


Data: 06 de dezembro, quarta-feira

Horário: 20h00

Local: Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415, Tatuí

Ingressos: R$ 12 (meia-entrada R$ 6)

Mais informações: (15) 3205-8464

RelatedPost

Compartilhe!