HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasOficinas Culturais do Estado de São Paulo abrem 1.842 vagas para diversas formações
 artísticas

Oficinas Culturais do Estado de São Paulo abrem 1.842 vagas para diversas formações
 artísticas

São mais de 70 atividades gratuitas durante o mês de julho; inscrições abertas

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, promove mais de 70 atividades, entre cursos, workshops, oficinas e outras formações, no mês de julho e por todo o estado paulista. A programação é gratuita e são oferecidas 1.842 vagas, considerando as unidades da capital e a Formação para o Interior.

Para os cursos de Formação para o Interior são 950 vagas,  divulgadas nos sites das prefeituras dos municípios parceiros. A agenda completa e inscrição estão disponíveis pelo  poiesis.org.br/maiscultura. O e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br fica disponível para sugestões e dúvidas.

As unidades da capital paulista – Oficina Cultural Alfredo Volpi, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – oferecem 892 vagas para diversas formações e vivências do campo da cultura. Toda a programação e área de inscrições também estão disponíveis em poiesis.org.br/maiscultura.

Mais informações, acesse o site oficinasculturais.org.br.

Destaques de julho da Oficinas Culturais

Oficina Cultural Oswald de Andrade

WORKSHOP: PRÁTICAS CRIATIVAS NAS ARTES VISUAIS E OS SURREALISTAS

Artes visuais
Coordenação: Marietta Toledo
13/7 a 3/8 – terças-feiras – 15h às 17h
Público: Interessadas e interessados em Artes Visuais.
Indicação: maiores de 15 anos
Inscrições: Até 8/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Inscrição no site da Poiesis

Plataforma: Zoom

Sinopse: Este workshop busca praticar as técnicas utilizadas pelos artistas surrealistas para expandir o campo de criação artística. Por meio da utilização de frotagem, colagem, apropriação de objetos e outras formas de criação de objetos bidimensionais ou tridimensionais.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA JOVENS EMPREENDEDORES
Audiovisual | Tecnologia
Coordenação: Vanessa Harrison.
15/7 a 29/7 – quinta(s)-feira(s) – 9h às 11h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Descrição do Público: Jovens empreendedores e demais interessados em publicidade e propaganda
Os participantes deverão possuir*: 

• Câmera ou celular que contenha esta função;
• Softwares e aplicativos de acordo com o equipamento;
• Computador ou celular para criação e edição. 

*Obs: Os materiais acima são facultativos à peça que será desenvolvida.
Inscrições: Até 13/7

Inscrição no site da Poiesis 
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 8

Plataforma: Zoom
Sinopse: Empreendedores serão orientados a divulgar seus produtos e serviços de forma criativa, prática e dinâmica  por meio de vídeo, áudio ou flyer. Serão abordados, cronogramas, roteiros, câmeras, paleta de cores, iluminação, senso estético, networking, métricas e engajamento. 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – DA BOCA AO PÉ DO OUVIDO

Coordenação: Patrícia Ashanti.

7/7 a 25/8 – quartas – 19h às 21h

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Participação: Inscrição Individual

Inscrições: até 1/7

Vagas: 12

Inscrições no site da Poiesis

Plataforma de exibição: Zoom

Sinopse: A oficina de Contação de Histórias traz experiências práticas ligadas à linguagem, a partilha de histórias de vida, além da realização de exercícios e jogos relacionados à criação da arte narrativa.

Formação para o Interior

OFICINA: POÉTICAS DE SI –  SÓ PARA MULHERES 

Artes cênicas

Coordenação: Erica Cunha

Dias 19, 21, 26 e 28/7, das 18h às 20h

20 Vagas

Público alvo: Mulheres cis ou trans.

Inscrições: Até 11/7

Seleção: análise da ficha de inscrição

Inscrição neste formulário

Plataforma: Zoom

Sinopse: A oficina tem como proposta dois movimentos fundamentais, o encontro consigo mesma, por técnicas de alongamento, auto massagem, percepções corporais e experimentações de movimentos e escritas em fluxo; e o olhar ampliado para o cuidado coletivo, como mulheres, como nos cuidamos? Na oficina pretendemos descobrir juntas o melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas.

OFICINA: LEVEL ONE STREET DANCE 

Dança

Coordenação: Matheus Mira

Dias 20, 22, 27 e 29, 14h às 16h

50 Vagas

Inscrições: Até 11/7

Seleção: análise de ficha de inscrição

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Inscrição neste formulário

Sinopse: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house dance.

WORKSHOP – JOGOS TEATRAIS E A EXPERIÊNCIA DO ENSINO 

Artes cênicas, Teatro

Coordenação: Carla Marco

Dia 28/7, 18h às 21h

50 Vagas

Inscrições: a partir de 25/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Público-alvo: Educadores e interessados em geral

Inscrição neste formulário 

Sinopse: A proposta deste workshop é apresentar o jogo teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (online ou presencial). Será apresentado um panorama histórico social do jogo teatral, focando sua aplicação na aproximação do conhecimento com a vida experienciada.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), jornadas de gestão cultural, ciclos de estudos sobre cultura tradicional e contemporaneidade, programa de qualificação em artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o programa de formação no interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e administra programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!