HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesNo Dia de São João, quinteto Xaxado Novo lança CD no MCB

No Dia de São João, quinteto Xaxado Novo lança CD no MCB

O grupo de música nordestina com influência cigana e árabe se apresenta no dia 24 de junho, domingo, às 11h00 – entrada gratuita 

Grupo Xaxado Novo (Foto: Jimmy Bro)

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social A CASA museu do objeto brasileiro, traz a música nordestina no Dia de São João, 24 de junho, domingo, às 11h00, com o grupo Xaxado Novo em uma apresentação especial gratuita para lançamento do CD “Xaxado Novo Ao Vivo”.

Formado em 2013, o grupo vai além da sonoridade e se caracteriza com figurino regional durante os shows, entre chapéus e coletes que remetem aos caboclos, vaqueiros e cangaceiros. Em 2016, o grupo lançou o seu primeiro álbum, “Sertão Cigano”, com músicas próprias e releituras.

Composto por músicos pesquisadores de culturas tradicionais, o Xaxado Novo tem influências da história de diversos povos, como os ciganos e árabes, grupos fomentadores da música nordestina. Além disso, há a valorização de tradições ao utilizar instrumentos como a rabeca, que se espalhou pelo Nordeste no século XVIII, e também do souzafone, o surdo de samba e o davul.

Sobre o projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO

Música no MCB – 19ª temporada

Junho

24/06 – Xaxado Novo

Julho

01/07 – Banda Infanto Juvenil do Guri

08/07 – Noneto de Casa

22/07 – Christianne Neves e Vozes – Retalhos do Brasil

29/07 – OABAND, Big Band da OAB-SP – Regência Maestro Antunes

Entrada gratuita 

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

RelatedPost

Compartilhe!