HomeAssessoria ReleasesMuseu do Café transmitirá palestra com especialista, direito de Dubai, no dia internacional da bebida em outubro

Museu do Café transmitirá palestra com especialista, direito de Dubai, no dia internacional da bebida em outubro

E para as crianças, instituição promoverá plantio de mudas

Este mês marca um período importantíssimo para todo o setor cafeeiro e amantes da bebida pois, em 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café. Sendo o maior patrimônio ligado à temática no Brasil, e um dos principais do mundo, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – desenvolverá atrações gratuitas para os visitantes presenciais e online. Complementando a programação da primeira quinzena, o Dia das Crianças oferecerá contato com o início da cadeia produtiva do grão, de maneira lúdica, e as lives lideradas pelo barista levarão muito conhecimento aos coffee lovers.

Dia Internacional do Café

1 de outubro, 13h e 16h

Explorando relações com outros países mediante atividades voltadas ao consumo do grão em diferentes culturas e comunidades, uma das ações idealizadas pelo MC para esta comemoração é a palestra online “Café nos Emirados Árabes”, envolvendo o preparo da tradicional extração regional e aos hábitos de consumo. A ação será realizada na própria data da homenagem, às 16h, com a mestre em torra Cleia Junqueira – profissional que, atualmente, exerce a função na cafeteria Coffee Planet, em Dubai, e está na área há 15 anos. Os interessados em participar gratuitamente devem enviar e-mail ao inscricao@museudocafe.org.br

Ainda na ocasião, um bate-papo sobre produtos internacionais pautará uma demonstração com o barista da casa, Hallyson Ramos: às 13h, a conversa pautada por cafezinhos da África ganhará destaque durante a visita presencial, contando, também, com transmissão no Instagram.

Dia das Crianças 

12 de outubro

Público-alvo de várias atividades do Museu, as crianças terão, ao seu dispor, programações especiais, que envolvem tanto momentos de descontração e criatividade, como uma atração lúdica, ligada à cadeia produtiva do café. No dia 12, – segunda-feira na qual o edifício da antiga Bolsa Oficial estará aberto para visitação, das 11h às 16h – as famílias que estiverem passeando pela instituição poderão realizar o plantio de uma muda de café junto aos pequenos, ou levar o material para casa, que incluirá um guia com o passo a passo do processo. 

Quem prefere entreter a garotada pela internet conseguirá aproveitar a oficina “Eureka com Café”, às 16h, por meio da plataforma Zoom. A proposta do evento virtual é aproximar os inscritos de um conteúdo científico que, ao mesmo tempo, proporciona diversão por meio da confecção de tintas naturais com a bebida e desenhos feitos a partir dessa invenção (inscrições: inscricao@museudocafe.org.br). 

Lives com o barista

16 e 30 de outubro, às 11h

Baseando-se em temas variados a cada transmissão, as lives dedicadas ao preparo do cafezinho são eventos quinzenais no Instagram do Museu. Desde comparações entre métodos, a informações sobre o uso da água e os quatro gostos básicos do paladar, essas atrações visam levar um pouco do conteúdo que era apresentado presencialmente – por meio de cursos e degustações – a quem está em isolamento. No final da fala, o barista Hallyson Ramos também responde dúvidas ligadas ao assunto da ação ou outros tópicos.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br 

Compartilhe!