HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMuseu do Café realiza mais uma edição do Espaço Café com Leite em julho

Museu do Café realiza mais uma edição do Espaço Café com Leite em julho

Este ano, os pequenos poderão aproveitar jogos educativos com temáticas voltadas para o café e o futebol

O mês de julho está chegando e, com ele, as tão aguardadas férias da criançada, que ficam cheias de energia para brincar. Pensando nisso, o Museu do Café, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado em Santos, realiza mais uma edição do Espaço Café com Leite, iniciativa que reúne atividades educativas, lúdicas e artísticas para entreter os pequenos durante o período. Este ano, a programação ocorre entre os dias 4 e 29, de quarta a domingo, e terá atrações envolvendo duas paixões brasileiras: o café e o futebol, devido ao campeonato mundial na Rússia.

Das 11h00 às 17h00, o público infantil poderá aproveitar piscina de bolinhas, pula-pula, fantasias e jogos educativos. Um dos principais destaques do ambiente é o “Cafezalzinho”, atividade que mostra, de forma lúdica, a rotina de uma fazenda, ensinando sobre o cultivo, colheita, secagem, torra, moagem dos grãos e preparo da bebida.

No final de semana, a programação de férias conta com ações especiais. No dia 7 (sábado), acontece a Mediação de Leitura, que incentiva o hábito por meio de textos e imagens relacionados ao esporte e ao café. A partir desse contato, os participantes também serão convidados a criar uma produção artística abordando o que foi aprendido. No mesmo dia, às 16h00, será realizado o roteiro lúdico Viva o Café, tour que leva famílias para conhecer o Centro Histórico de Santos com personagens que fazem parte da história do grão, envolvendo dramaturgia e interatividade. Quem não puder participar no sábado, pode entrar na diversão na segunda-feira, dia 9, no mesmo horário.

Já no dia 8 (domingo), o Museu promove o Cine Café com Leite, com a exibição do filme Um Time Show de Bola. O longa narra a história de Amadeo, um garoto que é transformado em um futebolista imbatível na versão pebolim do jogo. Quando um valentão local o desafia para uma partida de verdade, os brinquedos ganham vida e ajudam o menino a enfrentar seu inimigo.

No sábado e domingo seguinte (14 e 15), a diversão fica por conta da Peneira do Saber e da Oficina de Pebolim. A primeira é uma ação educativa de duração rápida e conteúdo dinâmico, na qual o público utiliza o “abanador”, instrumento de trabalho nas lavouras de café, para lançar ao ar bilhetes com curiosidades acerca dos tópicos estabelecidos. Na segunda, o objetivo é resgatar brincadeiras tradicionais ligadas ao futebol, incentivando a participação de toda a família na confecção do jogo com materiais inusitados, usando a criatividade.

Finalizando a programação de férias, a criançada ainda terá a chance de se divertir com a Oficina de Minibarista, marcada para os dias 21 e 28. A atividade irá ensinar os pequenos sobre o processo de preparo da bebida e, também, como fazer os desenhos decorativos conhecidos como Latte Art.

O Espaço Café com Leite funciona no interior do Museu do Café e o valor de entrada é R$10,00, sendo que crianças até 5 anos não pagam e estudantes pagam meia-entrada. O ingresso também proporciona a visita às exposições em cartaz. O ambiente tem capacidade para 40 pessoas simultaneamente (criança e acompanhante), com classificação etária até 10 anos.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00, e aos domingos entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Festival Santos Café

A quarta edição do Festival Santos Café contará com a grade de programação das atividades de férias e também degustações, música e visitação noturna. O evento ocorre entre os dias 6 e 9 de julho, tendo sua solenidade oficial de abertura no Museu do Café, com a apresentação musical de Tite Franco e Denis Carvalho, às 17h00, visita com a curadoria na exposição temporária Vai um Café? Cafeteiras e Modos de Preparo, e apresentação de diferentes métodos de extração do café, às 18h00. Para quem sempre quis passear pela instituição à noite, a oportunidade chegou: entre os dias 6 e 8, das 18h00 às 21h00, o Museu ficará aberto ao público.

Nos dias 7 e 8 (sábado e domingo), um dos destaques será a degustação de café gourmet no Centro de Preparação de Café, que ocorre às 10h30, 12h00, 15h00 e 17h00, ao valor de R$10,00. No dia 7 (sábado) o público poderá prestigiar a apresentação do Coro Cênico Céu da Boca, que trará o espetáculo “Raça”, às 17h00. Já no domingo, no mesmo horário, o barista do Museu do Café dará dicas na Cafeteria de Museu de como se extrair o melhor da bebida em casa. A ação Dica do Barista acontece novamente no dia seguinte (9), às 17h00, ocasião em que o Museu abrirá excepcionalmente em uma segunda-feira.

Durante o festival, o valor do ingresso será diferenciado. Na sexta-feira, o público poderá participar da visitação noturna gratuitamente. Como de costume, a isenção é completa no sábado, em horário integral. Nos últimos dois dias, domingo e segunda-feira, será cobrado o valor de meia-entrada para todos os visitantes.

ESPAÇO CAFÉ COM LEITE

Data: 4 a 29 de janeiro (quarta a domingo)

Ingresso: R$ 10,00

Faixa Etária: até 10 anos

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Agenda

As inscrições para todas as atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Serão distribuídas senhas na bilheteria do Museu do Café uma hora antes do início da ação.

Mediação de Leitura

7/07 | SÁB | 15h00

Roteiro Lúdico “Viva o Café”

7 e 9/07 | SÁB e SEG | 16h00