X
    Categories: Notícias

Especial fim de ano nas Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura oferecem em dezembro diversas atividades relacionadas às comemorações de fim de ano. As atividades são gratuitas e realizadas entre 6 e 19 de dezembro.

Quais os acontecimentos mais marcantes de 2018? As músicas mais tocadas? Os livros mais lidos? As notícias mais comentadas? Os filmes mais vistos? Na instalação Retrospectiva 2018 o público pode relembrar os acontecimentos mais importantes do ano. A atividade acontece na Brasilândia 18 de dezembro, terça-feira às 14h30. No dia seguinte (19), às 14h, a equipe de biblioteca convida todos para a oficina Confecções de cartões artesanais, para elaborar cartões que expressem amor, carinho e empatia para presentear os amigos e familiares.

Você sabe como outros povos e culturas aqui no Brasil celebram a passagem de ano? Na roda de conversa Diferentes comemorações de final de ano no Brasil, que será realizada em Diadema, em 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, os participantes descobrem diversas formas de celebração de fim de ano.

O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que tem início no dia 26 de dezembro e fim em 1 de janeiro de cada ano. É comemorada principalmente nos Estados Unidos, e o nome “Kwanzaa” deriva da expressão “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas que existem na África. No dia 18 de dezembro, terça-feira, 15h, a equipe de biblioteca do Jaçanã convida o público para conhecer mais sobre essa data que é comemorada junto com as festas tradicionais de final de ano aqui no Brasil em Natal e Kwanzaa.

Na oficina Postal de quebra na quebra, realizada no Capão Redondo dia 6 de dezembro, quinta-feira às 15h, as crianças resgatam a tradição da troca de cartões natalinos, valorizando a escrita e o trabalho artesanal. A ideia é criar cartões para entregar para familiares, amigos e funcionários da Fábrica.

Que tal mandar um correio elegante desejando coisas boas para o início do novo ano? O poético correio elegante de Natal, realizado no Jaçanã dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 12h, é uma grande oportunidade de mandar e receber boas vibrações para o fim do ano.

Veja abaixo a programação completa das atividades das Fábricas de Cultura:

Brasilândia

18/12. Terça-feira, 14h30 | Instalação: Retrospectiva 2018

19/12. Quarta-feira, 14h | Oficina: Confecções de cartões artesanais

Capão Redondo

6/12. Quinta-feira, 15h | Oficina: Postal de quebra na quebra

Diadema

11/12. Terça-feira, 14h | Roda de conversa: Diferentes comemorações de final de ano no Brasil

Jaçanã

13/12. Quinta-feira, 12h | Oficina: O Poético correio elegante de natal

18/12. Terça-feira, 15h | Roda de conversa: Natal e Kwanzaa

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: