X
    Categories: Releases

Diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico do Estado de SP participa da comissão de Prêmio do Iphan

Casa das Rosas Foto: André Hoff

Historiadora Elisabete Mitiko Watanabe, da UPPH, órgão da Secretaria de Estado da Cultura irá selecionar ações inscritas na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade; Inscrições vão até 15 de agosto

Estão abertas as inscrições para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, iniciativa que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. O Prêmio é considerado um dos maiores de iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural, e é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.  Interessados devem se inscrever até 15 de agosto.

Este ano a Comissão Estadual de São Paulo, que, entre outras comissões estaduais, avalia as ações inscritas, conta com a participação da historiadora Elisabete Mitiko Watanabe, diretora técnica do Grupo de Estudos de Inventário da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A UPPH respalda as deliberações do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Patrimônio Cultural

Podem concorrer à premiação de R$ 20 mil ações desenvolvidas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, segmento no qual não há remuneração.

Etapas do prêmio

Para participar, os proponentes deverão acessar o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan. As ações serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Iniciativas vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O resultado da etapa regional está previsto para final de outubro. As dez ações vencedoras em nível nacional e as duas menções honrosas serão divulgadas em dezembro deste ano.

Para inscrever acesse o site do Iphan: https://inscricoes.iphan.gov.br/login e mais informações no: https://www.gov.br/iphan/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/premios/premio-rodrigo-melo-franco-de-andrade-1 .

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br 

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: