HomeAssessoria Cultura + NotíciasDia das Mães: “construí um espaço cultural com o nome da minha filha”

Dia das Mães: “construí um espaço cultural com o nome da minha filha”

 Por Gisele Turteltaub

Ex-aluna da Emesp Tom Jobim é homenageada em inauguração de centro cultural com o seu nome

“Espaço Músico Cultural Carolina Platcheck Ulson” dará aulas gratuitas de música para crianças da zona sul de São Paulo

Quando uma mãe perde um filho ou uma filha, o que o Dia das Mães representa para ela? É possível transformar a dor da perda e a lembrança de quem partiu precocemente em um legado para as futuras gerações?

Em 2005, Claudia Platcheck Ulson, mãe de três filhos, perdeu sua primogênita, Carolina, então com 18 anos. A jovem, que começou a estudar piano aos 9 anos de idade, foi aluna da Emesp Tom Jobim – na época chamada de Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – durante aproximadamente um ano. Seu falecimento deixou um vazio na vida dos pais, dos irmãos, amigos e familiares. “Em meio a essa dor muito grande, nos perguntamos o que a Carol mais gostou em vida e imediatamente pensamos no piano”, conta Claudia.

Carolina Platcheck Ulson (arquivo da família)

Do luto à luta – Mãe e pai decidiram que a memória de Carol seria honrada a partir do que ela mais amou e apostaram em um projeto para crianças que queiram aprender a tocar piano e outros instrumentos. Durante quase seis anos, a família Platcheck Ulson, com recursos próprios, construiu o “Espaço Músico Cultural Carolina Platcheck Ulson”, localizado na Chácara Flora, na zona sul da capital paulista. “Por enquanto temos apenas um piano e um violão, precisamos de móveis e instrumentos. Mas hoje posso dizer que concluí, com muita emoção, a construção do Espaço Músico Cultural com o nome de minha filha”, emociona-se Claudia. “Sinto a presença da minha filha a todo momento e, após a inauguração do Espaço, isso ficou ainda mais forte”.

Fachada do Espaço Músico Cultural Carolina Platcheck Ulson (Sadao Hayashida fotografia)

E o “Dia das Mães”? – “Sempre falta um amor eterno. Sei que um dia vou reencontrar minha filha. Filho é para sempre, mãe é para sempre”.

Projeto Verde Luz – Estão previstas diversas atividades culturais no Espaço, localizado na Avenida Washington Luiz, 1801. No entanto, o foco principal são as aulas gratuitas de música para crianças, em iniciativa batizada de “Projeto Verde Luz”. O nome é inspirado em Carol, cuja lembrança faz parte de todos os detalhes do Espaço: “Carol tinha os olhos verdes, quase transparentes. E sempre foi uma luz em nossas vidas”.

“Olhos verdes, quase transparentes”

inspiram nome do projeto de ensino musical (arquivo da família)

A inauguração do “Espaço Cultural Carolina Platcheck Ulson” foi realizada no dia 26 de abril, às 20h30, e contou com a presença de 250 a 300 convidados, entre familiares e amigos da família. “Estamos em reuniões para que tudo possa funcionar o mais breve possível. Em junho devemos dar início ao processo de matrícula de crianças carentes”.

Noite de inauguração do  Espaço Músico Cultural Carolina Platcheck Ulson (Sadao Hayashida fotografia)

Interessados em saber mais sobre o Espaço Músico Cultural podem entrar em contato com Claudia por e-mail: claudiaulson@hotmail.com.

Compartilhe!