HomeAssessoria ReleasesCultura negra: Fábricas de Cultura oferecem diversas atividades gratuitas para crianças e jovens

Cultura negra: Fábricas de Cultura oferecem diversas atividades gratuitas para crianças e jovens

Em maio, o público poderá confeccionar sua própria boneca abayomi, produzir um beat e conhecer grandes nomes da literatura afro-brasileira

Você já confeccionou uma boneca abayomi? Ou produziu um beat ou um reggae? Ou melhor: já leu livros escritos por autores negros? Se você ainda não fez nada disso, essa é sua chance: as Fábricas de Cultura das Zonas Norte e Sul de São Paulo – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – oferecem atividades gratuitas com esses temas no mês de maio. No Capão Redondo, em Jaçanã e na Brasilândia, as crianças e jovens poderão aprender mais sobre as culturas africana e afro-brasileira de forma didática e divertida! Para participar das atividades basta se inscrever nas bibliotecas de cada unidade, que são as responsáveis pela programação.

Na sexta-feira, dia 17, das 14h30 às 16h30, a Fábrica de Cultura Brasilândia realizará a oficina Escrita Criativa: Reggae. A arte de escrever nem sempre precisa ser no formato de grandes textos. Aqui o exercício é trabalhar a escrita através da composição musical do reggae, dialogando com temas atuais e importantes, como política, machismo e racismo. Para essa são oferecidas 15 vagas.

Já na Zona Norte da cidade, acontecerá a atividade Resistências no bailão: produção de beat no estúdio, no dia 15, quinta-feira, das 14h às 17h. A proposta é discutir sobre o cenário musical negro no Brasil, como suas origens e atualidades, explorando as possibilidades da produção autônoma de beats. No estúdio da Fábrica de Cultura Capão Redondo, as crianças e adolescentes a partir dos 12 anos poderão criar seus próprios beats coletivamente. Também são oferecidas 15 vagas.

Ainda no Capão, as crianças poderão participar da atividade Bonecas Abayomi: uma memória ancestral, que será no dia 28, terça-feira, das 10h às 21h. Abayomi é uma pequena boneca negra feita com retalhos de tecidos, sem costura ou cola, apenas com nós ou tranças. As mães africanas escravizadas confeccionavam essas bonecas para os filhos, a bordo dos navios negreiros; então essa prática tem muita história para contar. Os participantes poderão fazer suas próprias abayomis, resgatando a ancestralidade desse símbolo afetivo. Há 20 vagas para crianças a partir dos 6 anos.

E por fim, na Fábrica de Cultura Jaçanã, a atividade Letras pretas: os grandes escritores e escritoras negras do Brasil será no dia 31, das 14h30 às 16h30. Antes da data, será montada uma exposição sobre importantes nomes da literatura afro-brasileira, que contribuíram diretamente para o combate do racismo no país. Essa mostra guiará a atividade do dia 31, de classificação livre, onde serão produzidos jogos com intuito de aproximar o público dessas personalidades tão marcantes que se tornaram tema da exposição.

Confira a programação completa do tema no mês de maio:

Fábrica de Cultura Jaçanã

– Abdias do Nascimento vive!: sexta-feira, 10/5 – 15h às 17h

– Letras pretas: os grandes escritores e escritoras negras do Brasil: sexta-feira, 31/5 – 14h30 às 16h30

Fábrica de Cultura Capão Redondo

– Resistências no bailão: produção de beat no estúdio: quarta-feira, 15/5 – 14h às 17h

– Bolando ideias: sexta-feira, 17/5 – 14h30 às 16h30

– Egito Preto: quinta-feira, 23/5 – 14h30 às 16h30

– Bonecas Abayomi: uma memória ancestral: terça-feira, 28/5 – 10h às 12h

– Literatura na tela: quarta-feira, 29/5 – 10h às 12h

Fábrica de Cultura Brasilândia

– Escrita Criativa: Reggae: sexta-feira, 17/5 – 14h30 às 16h30

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!