HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo tem programação especial para o Dia das Crianças e o Dia da Leitura

Biblioteca de São Paulo tem programação especial para o Dia das Crianças e o Dia da Leitura

O Dia da Criança e o Dia da Leitura serão comemorados com programação especial em 12 de outubro na Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras. A oficina de criação de livros, com Carolina Drummond, artista plástica e designer, e o espetáculo “Zoo-ilógico”, com a Cia. Truks, marcam a data. A oficina tem duas sessões: às 11h e às 13h30. O espetáculo começa às 15h.

Outra atividade de destaque durante o mês é a Oficina de Produção de Livros, com a escritora Vanessa Meriqui, nos dias 9 e 16 de outubro, respectivamente às 14h e às 9h30. Uma minioficina de dramaturgia também faz parte da programação. O curso tem carga horária de três horas e acontece no dia 6 de outubro, às 14h, com Tony Giusti, autor contemplado pelo ProAC.

Quem frequenta a biblioteca também vai gostar de saber que terá início, em outubro, o Compartilhando Saberes: Yoga, com aulas aos sábados, às 15h, com Amanda Velloso. No final do mês também acontece a Oficina de Panetones e Chocotones Artesanais, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro. As inscrições serão abertas no dia 2 de outubro, no link www.bsp.org.br/inscricao

Mais informações sobre a BSP, acesse: https://bsp.org.br/

Confira a programação da Biblioteca de São Paulo:

 

ESPECIAL

12 DE OUTUBRO: DIA DA LEITURA E DIA DA CRIANÇA!

Venha comemorar com a gente.

OFICINA: ESTE É O MEU LIVRO! CRIAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E MONTAGEM.

A atividade tem o objetivo de introduzir as crianças ao mundo dos livros, de acordo com sua faixa etária:

11h à 12h30 – de 5 a 8 anos: desenvolva uma história, criando os personagens e todas suas características emocionais e visuais, ilustração e montagem de um livrinho.

13h30 às 15h – de 9 a 12 anos: aprenda como nasce um livro, do roteiro até a ilustração, diagramação e responsabilidades entre quem escreve a história e quem ilustra.  Com Carolina Drummond, artista plástica e designer gráfico. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

– ESPETÁCULO “ZOO-ILÓGICO”

15h às 15h50 – Tudo começa quando pai e filho resolvem fazer um piquenique no zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas, o pai não se intimidará em criar, com muita criatividade, o seu zoológico particular. Bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo mais que estiver a mão. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas ou poéticas. Estará criado o Zoo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre! Com a Cia. Truks. Não é necessário realizar inscrição.

INFANTIL

– HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.  Com equipe BSP.

*No dia 12, o espetáculo será em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia da Leitura.

Domingos, às 16h.

7/10 – Contos brasileiros. Com o Grupo Três Marias e um João.

14/10 – O circo chegou. Com o Grupo Girasonhos.

21/10 – Contos de mistério. Com a Cia. Pé do Ouvido.

28/10 – O Bárbaro, de Renato Moriconi.  Com a Cia. do Liquidificador.

– BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 15h às 16h.

– PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quintas-feiras, das 15h às 16h.

– LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 11h às 11h45.

Domingos, das 11h30 às 12h15.

No dia 14, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, no programa Domingo no Parque.

– OFICINA DE PRODUÇÃO DE LIVROS – A partir da abordagem de cada uma das etapas dos processos da produção editorial e um bate-papo sobre o universo da literatura, a oficina tem o objetivo de estimular os participantes à confecção de um livro próprio. Com a autora Vanessa Meriqui. Atividade indicada para pessoas de 10 a 17 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Turma 1 – Terça-feira, dia 9, das 14h às 16h30.

Turma 2 – Terça-feira, dia 16, das 9h30 às 12h.

JOVEM

– LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia e atualidade e oferece espaço para apresentações artísticas. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

ADULTO

– CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Quinta-feira, dia 18, das 15h às 17h

O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

– MINIOFICINA DE DRAMATURGIA – Aprenda a desenvolver seu estilo próprio de narrativa, de forma sucinta, sem perder a essência da inspiração. Ao final, cada participante lê a cena que escreveu e o grupo pode discutir as impressões.  Com Tony Giusti, autor contemplado pelo ProAC. Carga horária: 3 horas. Atividade indicada para pessoas acima de 18 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábado, dia 6, das 14h às 17h

– COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração na respiração e o relaxamento. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 15h às 16h

– SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo, dia 14, das 14h30 às 16h30

DE OLHO NA INSCRIÇÃO!

– EMPREENDEDORISMO – OFICINA DE PANETONES E CHOCOTONES ARTESANAIS – Neste módulo demonstrativo, aprenda a fazer panetones e chocotones e assim ganhar uma renda extra no final de ano. A atividade conta também com a Oficina Ganhe Mercado, com questões sobre como reconhecer o público alvo e ampliar o negócio, e com dicas de marketing digital para divulgação do produto. Cada aluno irá receber material impresso com as receitas apresentadas em aula e planilha para calcular corretamente o preço e obter lucro com a venda. Carga horária: 12 horas. Com a chef confeiteira Danielle Trolezi, Sebrae-SP e o consultor Gustavo Mendonça. A partir de 16 anos. Inscrições: a partir de 2 de outubro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Dias 30 e 31 de outubro, das 10 às 17 horas.

TODOS OS PÚBLICOS

– JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 15h às 16h

– LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Se estiver pela biblioteca, fique ligado! No dia 12 não haverá atividade. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, das 16h30 às 17h

– JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, dias 13 e 27, das 11h às 13h

– DOMINGO NO PARQUE – Domingo, dia 14, no Parque da Juventude. Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia. Malas Portam.

– SALA DE VIDEOGAMES

A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com os jogos de videogame mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De terça a sexta, das 9h30 às 18h

Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

– PONTOS MIS

Sabia que aqui na BSP tem até sessão de cinema? Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa promove a exibição de filmes e a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO, quartas-feiras, às 10h.

Cinema, aspirinas e urubus. Dir. Marcelo Gomes, Brasil, 2005, 1h39min, aventura/ drama, 14 anos. Elenco: João Miguel, Peter Ketnath e Madalena Accioly.
Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, homem simples que sempre viveu no sertão. Uma carona muda a vida dos dois, que passam a viajar de povoado em povoado exibindo filmes promocionais sobre o remédio “milagroso”.

SESSÃO INFANTIL, sextas-feiras, às 15h30.

(No dia 12 não haverá atividade).

O mundo dos pequeninos. Dir. Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010, 1h34min, animação/ aventura, livre. Elenco: Bridgit Mendler, Amy Poehler, Will Arnett.

A garota Arrietty vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa em Tóquio. Eles são seres com cerca de 10cm de altura e vivem pegando coisas dos outros moradores da casa para sobreviver – sempre tomando o cuidado para não serem vistos pelos humanos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!