HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo comemora aniversário com programação intensa e especial

Biblioteca de São Paulo comemora aniversário com programação intensa e especial

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), comemora nove anos com muitas atividades em um dia inteiro de festa. A celebração está marcada para 9 de fevereiro (sábado) e soma, entre outras atividades, tarde de lançamentos de livros, bate-papo com escritora e espetáculo com o grupo Barbatuques. Tudo grátis!

Os palhaços Jacinto e Sandoval estarão na biblioteca, das 9h30 às 17h, animando quem passar para comemorar o aniversário. Às 11h, começa o programa Segundas Intenções, que promove bate-papo com a escritora Djamila Ribeiro, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Às 11h30, a oficina Minichef Colher: de utensílio de cozinha a instrumento musical, com o chef Andy Giacometti, promete fazer as crianças colocarem a “mão na massa” e produzirem as guloseimas da festança. A intervenção “Cortina sonora de livros”, com a artista plástica Renata Moura, tem início no mesmo horário, e propõe que os visitantes deixem suas mensagens de carinho para a BSP. Às 14h é a vez da tarde de lançamentos, que reúne várias obras e seus autores: Carolina Coral (de “Varal de memórias: coletânea poética dos nove aos vinte anos de idade”), Edson Leite (de “Porque criei a Gastronomia Periférica”), Raquel Cassiano (de “Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão”) e Regina Marcia (de “A grande aventura de Chapeuzinho Dourado e o Lobo – Um dia inesquecível na floresta”). Uma homenagem aos frequentadores mais assíduos da BSP acontece às 15h30 e, às 16h, o Grupo Barbatuques chega com seu espetáculo “Barbatuquices”.

E fevereiro tem muito mais: o Clube de Leitura, que acontece mensalmente na biblioteca, está marcado para o dia 28 de fevereiro (quinta-feira), das 15h às 17h, e terá como tema o livro “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão. E quem procura atividades ligadas ao empreendedorismo, encontra, na BSP, a oficina de Ovo de Páscoa, com a chef confeiteira Danielle Trolezi, nos dias 20 e 21 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas a partir de 5 de fevereiro pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Acessibilidade

Importante ressaltar que a BSP tem novidade na área de acessibilidade. A biblioteca conta agora com óculos com tecnologia revolucionária, que oferece maior independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para mais informações, procurar a equipe de atendimento.

Confira, a seguir, a programação completa (sujeita a alterações), que inclui atividades lúdicas, de compartilhamento de conhecimento e contações de histórias, entre outras:

9 ANOS DA BSP

Em fevereiro, a BSP comemora nove anos de atividades. Para celebrar a data, o espaço preparou um dia de festa, com programação especial para toda a família.

DIA  9 (sábado)

PALHAÇOS JACINTO E SANDOVAL – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Das 9h30 às 17h. Não é necessário fazer inscrição.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Djamila Ribeiro, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

OFICINA MINICHEF COLHER: DE UTENSÍLIO DE COZINHA A INSTRUMENTO MUSICAL – Oficina que reúne diversão e gastronomia com sabores inspirados no livro “Colherim”. O chef Andy Giacometti ensina como preparar o famoso brigadeiro de colher e põe a criançada pra colocar a mão na massa e preparar receitas típicas de festa de aniversário. Ao final, todo mundo pode degustar as delícias preparadas, e claro, cantar parabéns para a aniversariante BSP. Indicado para crianças de 5 a 10 anos. Recomenda-se que crianças menores de 7 anos estejam acompanhadas de um responsável adulto. Das 11h30 às 13h30. Com o chef Andy Giacometti. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

INTERVENÇÃO  – CORTINA SONORA DE LIVROS – Intervenção poética em homenagem à biblioteca. Os visitantes são convidados a compor uma cortina, colaborando com frases que celebram o aniversário da BSP. Das 11h30 às 14h. Com Renata Moura. Não é necessário fazer inscrição.

TARDE DE LANÇAMENTOS – O evento visa incentivar a produção literária, estimular diálogos e divulgar o trabalho de escritores. Entre os autores que lançam suas obras durante a tarde estão Carolina Coral (de “Varal de memórias: coletânea poética dos nove aos vinte anos de idade”), Edson Leite (de “Porque criei a Gastronomia Periférica”), Raquel Cassiano (de “Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão”) e Regina Marcia (de “A grande aventura de Chapeuzinho Dourado e o Lobo – Um dia inesquecível na floresta”). Das 14h às 16h. Não é necessário fazer inscrição.

HOMENAGEM AOS SÓCIOS DA BSP – A BSP homenageia os sócios que mais prestigiaram a biblioteca em 2018.  Às 15h30.

ESPETÁCULO: BARBATUQUICES – “Barbatuquices” é uma aula-espetáculo, na qual o público e integrantes do grupo Barbatuques vivenciam brincadeiras musicais e descobrem seu corpo sonoro através de uma deliciosa e lúdica imersão em nosso repertório popular, além de músicas do próprio grupo. Às 16h. Com o Grupo Barbatuques. Não é necessário fazer inscrição.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h. Com equipe BSP.

1º – Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado.

8 – A bruxa tá solta!, de José Carlos Aragão.

15 – As velhas fiandeiras, de Cassiano Sydow Quilici.

22 – Macaco e porco pança, de Ruth Rocha.

Sábados e domingos, às 16 horas.

2 – Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mam Fox. Com a Cia. Mapinguary.

3 – As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Com a Cia. Ruído Rosa.

9 – Programação especial de aniversário!

10 – A festa no céu, recontado por Silvia Salerno. Com interpretação em Libras. Com Chris Cruz e Bruna Brancati.

16 – A irmã do conde, de Helena Gomes e Geni Souza. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada.

17 – Sumaúma, mãe das árvores: Uma história da floresta Amazônica, de Lynne Cherry. Com Tricotando Palavras.

23 – Reinações de Narizinho, adaptação da obra de Monteiro Lobato. Com Kelly Orasi.

24 – Os cisnes selvagens, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. do Mar.

LÊ NO NINHO -Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao final, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 11h às 11h45.

Domingos, 10 e 24, das 11h30 às 12h15 (nos dias 3 e 17, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque).

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 15h às 16h.

6 – Foguete de bexiga.

13 – Castelo de copos.

20 – Bolinha flutuante.

27 – Futebol.
PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quintas-feiras, das 15h às 16h.

7 – Crie seu animal da floresta.

14 – Mosaico em crepom da BSP.

21 –  Confecção de vaso floral.

28 – Porta-copos em cortiça.
TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 15h às 16 horas.

DOMINGO NO PARQUE

Domingos, 3 e 17, no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

3 – Cia. na Ponta da Língua.

17 – Com o Núcleo Educatho.

Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Nos dias 10 e 24, o programa Lê no ninho será realizado dentro da BSP.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do jogo, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 11h às 13h

LEITURA  AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, das 16h30 às 17h

1º – O rouxinol Hannah, de Kristin Hannah.

8 – O caçador de pipas, de Khaled Hosseini.

15 – O menino do pijama listrado, de John Boyne.

22 – Sonata em Auschwitz, de Luize Valente.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP conta com uma sala equipada com os videogames mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De terça a sexta, das 9h30 às 18h.

Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

JOVEM 

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

OFICINA ESPALHAFATOS – Os participantes aprendem técnicas de entrevista e aplicam esses conhecimentos com artista convidado surpresa. O trabalho é publicado no jornal Espalhafatos.  A oficina ensina técnicas para que os jovens se expressem de maneira clara, criativa e atraente. Indicado para pessoas de 12 a 16 anos. Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Com João Varella, da Editora Lote 42. Varella é jornalista, escreveu para veículos como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, R7, Gazeta do Povo, Cândido, entre outros. Fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes em São Paulo. Escreveu os livros 42 Haicais e 7 Ilustrações​ (Lote 42), Curitibocas – Diálogos Urbanos​ (Coração Brasil), e A Agenda (Novo Conceito).

Terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de fevereiro de 2019, das 9h30 às 12h30. Carga horária: 6 horas.

CURSO – QUADRINHOS DE AUTOR – O curso apresenta o processo de produção e execução de uma história em quadrinhos ou novela gráfica. Noções de roteiro e desenvolvimento em imagens e narrativa. Enquadramento, plano, composição de página e espelho. Apresentação de análise e possibilidades técnicas. Indicado para pessoas a partir de 15 anos. Terças e quintas-feiras, do dia 5 a 28 de fevereiro de 2019, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 24 horas. Com Lourenço Mutarelli. Lourenço Mutarelli começou a carreira como desenhista e depois passou a fazer histórias em quadrinhos e então se tornou escritor. Atualmente ministra oficinas de histórias em quadrinhos e de processos criativos no Sesc Pompeia.  Como quadrinhista publicou 12 álbuns: “Transubstanciação”(1991), “Desgraçados”(1993), “Eu te amo Lucimar”,(1994) “A Confluência da Forquilha”(1997), “Sequelas”(1998), “O Dobro de Cinco”(1999), “O Rei do Ponto(2000)” e a “Soma de Tudo” (2001, 2002) vol 1 e 2 (que integram seu último lançamento em quadrinhos pela Companhia das Letras intitulado “Diomedes, a trilogia do acidente”), além de “Mundo Pet”(2004), “A caixa de Areia”(2006) e “Quando Meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente”(2011). Escreveu também 7 peças de teatro, cinco delas reunidas no livro “O Teatro de Sombras”(2007) e uma mini série para internet www.teatroparaalguém.com.br intitulada “Corpo Estranho”. Como escritor tem 8 livros publicados:  “O Cheiro do Ralo”(2002), “O Natimorto” (2004), “Jesus Kid”(2004), “A Arte de Produzir Efeito sem Causa”(2008), “Miguel e os Demônios”(2009) e “Nada me faltará”(2011), “O Grifo de Abdera” (2015), “O Filho Mais Velho de Deus e/ou Livro IV” (2018). Inscrições encerradas.

ADULTO

CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação e improvisação, além do papel do contador de história ao longo da história universal. Indicado para pessoas a partir de 16 anos (cursando o ensino médio). Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca de São Paulo. Inscrições encerradas.

Quartas-feiras, do dia 6 de fevereiro a 27 de março, das 14h30 as 17h30. Carga horária: 24 horas.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Realizada em ambiente aconchegante e inspirador, a atividade promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apresentam posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 15h às 16h.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo, 17, das 14h30 às 16h30.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes sobre a história com os leitores da obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, é o centro do debate do encontro de fevereiro. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quinta-feira, 28, das 15h às 17h.

IV CIRCUITO RACIONAL – FINAL – O Circuito Racional é um campeonato de batalhas de rimas que percorreu oito escolas públicas da cidade durante 2018, elegendo o melhor MC de cada uma delas. A BSP sedia a final entre os oito campeões, além de apresentações musicais e intervenções poéticas. Ao final, será premiado o MC campeão do IV Circuito Racional. Realizado pelo coletivo Kush Crew Co. Contemplado pelo Programa VAI 2018. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Dia 23, das 13h às 17h.

FIQUE DE OLHO NAS INSCRIÇÕES 

EMPREENDEDORISMO – OFICINA DE OVO DE PÁSCOA – Aula demonstrativa de produção de ovos de páscoa. A atividade apresenta as etapas desse doce super rentável: desde a temperagem do chocolate e sua moldagem, até as formas de acabamento e decoração. A oficina é ministrada pela chef confeiteira Danielle Trolezi, que aborda também a experiência pessoal de de ter aberto mão de um emprego estável para abrir seu negócio. Ainda será abordado o tema: fluxo de caixa, em oficina ministrada pelo Sebrae-SP. A partir de 16 anos. Inscrições a partir do dia 5 de fevereiro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Dia 20 de fevereiro, das 10h às 16h e dia 21 de fevereiro, das 10h às 13h. Carga horária: 8h.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô). Tel.: 11 2089-0800. https://bsp.org.br/

Compartilhe!