HomeAssessoria ReleasesVisite as obras do Museu da Língua Portuguesa durante a Jornada do Patrimônio

Visite as obras do Museu da Língua Portuguesa durante a Jornada do Patrimônio

São 80 vagas ao todo, distribuídas em quatro horários nos dias 17 e 18 de agosto (sábado e domingo). É necessário fazer inscrição prévia.

Com reinauguração aguardada para o primeiro semestre de 2020, o Museu da Língua Portuguesa abre as portas de suas obras de reconstrução ao público durante a Jornada do Patrimônio 2019. As visitas ocorrem às 11h e às 13h nos dias 17 e 18 de agosto, com 20 vagas em cada horário. São 80 vagas disponíveis no total, mediante inscrição prévia, que deve ser feita pelo email museu@museulp.org.br. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Os interessados devem enviar no email nome completo, dia e horário de interesse, além de informar o número do RG. Por questão de segurança, já que o espaço passa por obras civis, a idade mínima para participação é 16 anos. Todos os visitantes receberão capacete antes de entrar no local.

Os visitantes poderão ver como estão ocorrendo as obras de restauro na parte interna da Estação da Luz. No momento, as equipes trabalham na instalação de redes lógicas e na finalização do restauro de pintura, forros e outros detalhes decorativos. As obras na fachada foram concluídas em dezembro de 2017 e a cobertura do telhado em julho de 2018.

A visita durante a Jornada do Patrimônio é uma oportunidade única de conhecer por dentro o prédio histórico da Estação da Luz, projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver, especializado em estações ferroviárias. Ela foi inaugurada originalmente em 1867, depois passou por obras de ampliação concluídas em 1901. É hoje um dos edifícios mais icônicos de São Paulo, tendo sua história muito associada a outra característica marcante da história paulista – a imigração.

Oficina de teatro lambe-lambe – A programação para a Jornada do Patrimônio também inclui uma Oficina de teatro lambe-lambe e de papel com a Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa. O “lambe-lambe” remete às antigas máquinas fotográficas com enormes câmaras escuras, onde o fotógrafo entrava com metade do corpo para capturar uma cena. Nesta atividade, a câmara faz as vezes de teatro, os participantes aprenderão a fazer as encenações em miniatura.

A Jornada do Patrimônio 2019 é realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de estimular a população a conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade. Confira a programação em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

Museu em reconstrução

A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, está prevista para o primeiro semestre de 2020. Atualmente, está sendo realizada a reconstrução dos espaços internos. Foram concluídas as primeiras duas etapas da obra de recuperação do edifício: restauração das fachadas e esquadrias e reconstrução da cobertura do edifício. Durante a reconstrução, a língua portuguesa continua sendo celebrada como patrimônio imaterial e tema do Museu, por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas em 2017 e 2018 no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Estação da Luz; na Flip; nas bienais do livro do RJ e SP; e na Festa Literária das Periferias (Flup).

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do museu.

+ Visita à obra de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz – Praça da Luz, s/n – São Paulo/SP
Sábado, 17/8, 11h e 13h
Domingo, 18/8, 11h e 13h

Até 20 pessoas por horário. Idade mínima: 16 anos.
Inscrições: Interessados devem enviar nome completo, RG, data e horário desejado para museu@museulp.org.br

+ Oficina de teatro lambe-lambe e de papel
com a Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa
No saguão da Estação da Luz