HomeAssessoria ReleasesVídeos com oficinas e projetos agitam semana virtual do Museu Casa de Portinari

Vídeos com oficinas e projetos agitam semana virtual do Museu Casa de Portinari

As atividades do #CulturaEmCasa do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari,  estão repletas de novidades nesta semana. Oficinas educativas, exibição de projetos e campanha são as opções de diversão e conhecimento para o público acessar on-line.

Amanhã (21), a educadora do equipamento Letícia Toloi falará, em vídeo, sobre o “Portinari Desenhista”. Com o objetivo de revelar todas as facetas do artista, essa edição mostrará como os desenhos de Portinari representam um diário minucioso de todas as soluções e evoluções da sua obra.

Para a criançada aproveitar o período de isolamento com mais criatividade e imaginação, a oficina semanal do Diversão em Casa resgatará uma antiga brincadeira da infância de Candinho: o jogo da velha. Na quinta-feira (23), o educador Vitor ensinará como fazer o seu próprio jogo e integrar toda a família. Além disso, esse clássico desenvolve a percepção visual (atenção, discriminação e memória), a orientação espacial, a coordenação motora (encaixe) e visa, principalmente, o trabalho com a previsão de consequências (planejamento futuro) e lógica, bem como permite ampliar conceitos (e utilização) dos planos horizontal, vertical e diagonal. Essa ação atende, também, as pessoas com deficiência visual.

Na sexta-feira (24), o Museu Casa de Portinari inicia, virtualmente, a campanha “Mude para Salvar o Mundo”. Por meio das redes sociais serão oferecidas dicas para transformar hábitos rotineiros em prol do meio ambiente.

Sábado (25) e domingo (26) serão dias para conhecer os trabalhos elaborados e realizados pelos projetos Museu Casa de Portinari – 50 anos em documentos e Programa de Acervo e Conservação, respectivamente. Na série “Museu Casa de Portinari – 50 anos em documentos”, a equipe de documentação explica qual a importância da assinatura no livro tombo, que, geralmente, fica na entrada dos equipamentos.

Já o Programa de Acervo e Conservação conectará os visitantes virtuais a outros espaços e paisagens de Brodowski: os Caminhos de Portinari, territórios da memória do artista e da comunidade e que são preservados pela instituição. Nessa edição será apresentada a Capela de Santo Antônio, Coreto, Estação e o Bebedouro Público de Animais.

Toda a programação integra a campanha #CulturaEmCasa do Governo do Estado. Mais informações sobre a agenda no site www.museucasadeportinari.org.br ou pelas redes sociais @museucasadeportinari.

Compartilhe!