@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Venha celebrar os 115 anos de Cândido Portinari!

Publicado em 4 de dezembro de 2018

Este ano é comemorado 115 anos do nascimento de um dos maiores expoentes brasileiros na artes plásticas, Candido Portinari. Em Brodowski, terra natal do artista, o Museu Casa de Portinari, celebra o momento com uma importante programação cultural que valoriza a produção artística local e difunde e democratiza a cultura para a população.

O estudo e a preservação das obras do artista no imóvel que outrora foi sua residência são pilares de atuação do Museu. Desta forma, a instituição recebe o artista, pesquisador e professor em artes plásticas e história Percival Tirapeli para abordar a arte sacra nas pinturas de Portinari. O encontro será dia 05 de dezembro (quarta-feira), às 19h00, na instituição cultural. O palestrante é mestre e doutor em Artes pela ECA/USP e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista).

Ainda no campo de conservação e pesquisa, no dia 12/12 (quarta-feira), às 19h00, a equipe do Museu, o restaurador/conservador Júlio Moraes e a pesquisadora do Instituto de Física da USP, Márcia Rizutto, se reúnem para uma conversa sobre o processo de restauro feito no passado, há quatro anos, mas também do futuro do acervo, que tem um acompanhamento minucioso e pesquisas frequentes que auxiliam no entendimento da criação artística de Portinari, desde a composição das tintas, até o modo de aplicação usado por ele, sempre buscando novas perspectivas para a coleção e para sua preservação.

Já entre as ações comemorativas está a apresentação do quinteto de cordas da Sinfônica de Ribeirão Preto no dia 09/12 (domingo), às 20h00, marcando o lançamento das atividades previstas para o mês, entre elas a mostra A Poesia de Portinari, as Intervenções Artísticas e a campanha “ACAM Portinari: 10 anos na Gestão da Cultura Paulista”.

A exposição A Poesia de Portinari fica em cartaz até março de 2019 e propõe a comemoração dos 115 anos de Candido Portinari mantendo vivas a sua memória e obra, estimulando as pessoas a conhecerem a sua poesia, levando-a para diferentes espaços públicos da cidade. Os materiais ficarão disponíveis para visitação ao ar livre na Praça Candido Portinari e Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira, ambas no Centro, e na Praça da Rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças.

No dia 28/12 (sexta-feira), às 19h30, será realizado o tradicional Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra que, neste ano, traz a temática “Festa do Interior”. A imagem do interior promissor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que vem acompanhando desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

As Intervenções Artísticas serão apresentadas a partir de 30/12 (domingo). O Museu convidou os artistas plásticos locais Antônio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para realizarem intervenções e instalação artísticas em diversos espaços da cidade,valorizando e potencializando a dimensão social da arte. Os trabalhos serão no Terminal Rodoviário Primo Baggio, Praça de Alimentação Santo Beneti e Caps Centro de Atenção Psicossocial no centro de Brodowski, na Unidade Mista Hospitalar Dr. Faustino de Castro, no Jardim São Manuel, na Escola CMEITI Prof. Marcus Orlando Arantes Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, e Escola de Tempo Integral José da Silva Passos, no João Luiz de Vicente.

 

onde fica?

Compartilhe!