HomeAssessoria ReleasesVenha aproveitar seu início de férias na Biblioteca de São Paulo

Venha aproveitar seu início de férias na Biblioteca de São Paulo

Para quem visita a capital paulista ou mora na cidade, a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo), tem opções para pessoas de todas as idades darem início às férias. Todas as atividades são gratuitas e entre os destaques da programação do último mês do ano estão as contações de histórias realizadas às sextas-feiras, às 15h, com a equipe da biblioteca e aos sábados e domingos, às 16h, com grupos convidados.

No dia 1º de dezembro, o Domingo no Parque leva várias atividades realizadas normalmente dentro da BSP para o Parque da Juventude. O domingo começa com sessões do Lê no Ninho, às 11h, com a equipe BSP, e abre espaço para a leitura e contações de histórias com a Cia. Malas Portam, das 12h às 16h. Outra opção é o Clube de Leitura, marcado para 19 de dezembro, das 15h às 17h, e que terá como tema o livro “Só faltou o título”, de Reginaldo Pujol Filho. Para participar da atividade, com a equipe BSP, não é necessário fazer inscrição. Quem procura espaço para compartilhar canto, poesia e música encontra, em dezembro, o Sarau na BSP, com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, no dia 8, das 14h30 às 16h30. O encontro, para o qual basta chegar para participar, é coordenado por Terezinha Rocha.

100 Melhores ONGs

A SP Leituras acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Melhores ONGs, que elege as 100 entidades do país que mais se destacam por seu trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. A iniciativa do Instituto Doar, que foi criada em 2017, já havia contemplado a instituição no ano passado. Criada em 2010, a SP Leituras gere, para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Centro Cultural de Estudos Superiores Aúthos Pagano e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “receber pela segunda vez essa premiação vem reforçar a ideia de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de incentivo e promoção da leitura, cultura e conhecimento em diversas frentes e com múltiplas ações”.

Dica do mês

A sugestão para dezembro é que você venha conhecer e aproveitar a programação da biblioteca. Mas também encontre tempo de ir até a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que comemorará aniversário de 5 anos, com uma série de atividades especiais nos dias 7 e 8 de dezembro. Entre elas, haverá espetáculo de teatro, contações de histórias e oficinas. A BVL fica dentro do Parque Villa-Lobos, à avenida Queiroz Filho, 1.205, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista.

Importante acrescentar que a BSP e a BVL estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. A BVL fará seu inventário anual nos dias 2 e 3 de dezembro e a BSP nos dias 16 e 17, datas nas quais não será possível fazer empréstimo de livros nas duas unidades.

Confira, a seguir, a programação (sujeita a alterações) de dezembro na BSP:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

6 – “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Com equipe BSP.

13 – “Olavo Holofote”, de Leigh Hodgkinson. Com equipe BSP.

20 – “Como o Grinch roubou o Natal”, de Dr. Seuss. Com equipe BSP.

27 – “Quebra-nozes e camundongo rei”, de E.T.A. Hoffmann. Com equipe BSP.

Sábados e domingos, às 16h.

1º – “A revolução de Rapunzel”, de Teca Machado. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê. Em referência à Virada Inclusiva.

7 – “Amarílis”, de Eva Furnari. Com Histórias em Movimento

8 – “Monstro Rosa”, de Olga de Dios. Com Conte com Elas

14 – “O homem do furo na mão”, de Ignácio de Loyola Brandão. Com Danilo Minharro

15 – “Amaterasu, deusa sol e ancestral divina da família imperial japonesa”, de Elizabeth Hallan. Com a Cia. As Clês.

21 – “Rodrigo enxerga tudo”, de Markiano Charan Filho. Com O Jardim de Histórias.

22 – “Gasedak e a lua”, organizado por Fernando Alves. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas.

28 – “Momo e o senhor do tempo”, de Michael Ende. Com Cia. Sete Sinos.

29 – “O senhor palha”, de William J.Bennett. Com Agrupamento Teatral.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingo, das 11h às 11h45 (no dia 1º, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

4 – Jogos sensoriais.

11 – Brincadeira com bexigas.

18 – Boliche sensorial.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Em dezembro, aprenda a confeccionar divertidos personagens e objetos. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

5 – Animais.

12 – Pinguins.

19 – Aviões.

26 – Bailarinas.

TODOS OS PÚBLICOS

 

EXPRESSO ACESSO – O projeto tem o objetivo de facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé, bem como em situação de vulnerabilidade com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo. Estes usuários têm embarque prioritário e também entrada livre nos locais previstos no itinerário. A linha poderá ainda ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade em geral.  O itinerário inclui a Praça da Kantuta, Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude), Pinacoteca (Parque da Luz), Centro Cultural São Paulo (Liberdade) e MAC USP (Parque do Ibirapuera). Horários das partidas na BSP: dias 1º e 15 de dezembro – Sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake: 11h30 / 13h25 / 15h05 / 17h; Sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé: 12h30 / 14h10 / 16h05 / 17h45. Organização: Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16 horas (nos dias 24 e 31, não haverá atividade). Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingo, 1º de dezembro no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 8, 15, 22 e 29, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Com a Cia. Malas Portam.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA  AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Não é necessário fazer inscrição.

6 – “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes (“aquecimento” para o programa Segundas Intenções da Biblioteca Parque Villa-Lobos).

13 – “Uma ilha chamada livro”, de Heloisa Seixas.

20 – “Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha”, de Liudmila Petruchévskaia.

27 – “Com os meus olhos de cão”, de Hilda Hilst.

SALA DE VIDEOGAMES

A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta-feira, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (no dia 25 de dezembro, não haverá atividade). Local: Comunidade Zaki Narchi.  Em caso de chuva, a atividade é cancelada. Não é necessário fazer inscrição.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

MOSTRA – A FORÇA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO – Desde a retomada da produção audiovisual brasileira em meados da década de 1990, o gênero do documentário foi gradativamente sendo novamente referenciado nos principais festivais no país e no mundo. É efetivamente a partir dos incentivos à realização, através de leis e fundos setoriais instituídos no País nas últimas duas décadas que o mercado cinematográfico brasileiro se expandiu definitivamente. E, neste contexto absolutamente favorável à produção, uma nova geração de realizadores e uma nova safra de filmes documentais reafirmaram a importância do gênero na filmografia brasileira efetivamente desde o período do cinema novo. Esta mostra apresenta uma seleção de documentários de longas e curtas-metragens brasileiros, que se destacaram neste período da retomada. São filmes que abordam aspectos paradigmáticos da realidade brasileira contemporânea, ressaltando temas de grande relevância como a cultura indígena, direitos sociais, cultura popular e urbanidade. Uma oportunidade de ver e rever alguns destes filmes, fundamentais para entender o Brasil contemporâneo. Faz parte da programação uma seleção de documentários realizados no contexto da Caravana Farkas, projeto pioneiro realizado nas décadas de 1960 e 70 por Thomaz Farkas, considerado uma referência no campo sociológico da produção audiovisual brasileira. Até 1º de dezembro. Confira a programação completa e a classificação indicativa das produções no site da BSP. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil.

COMPARTILHANDO SABERES: YOGA – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábados, 7 e 14 de dezembro, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 8 de dezembro, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 19 de dezembro, das 15h às 17h. “Só faltou o título”, de Reginaldo Pujol Filho. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessões: quarta-feira, 4 de dezembro, às 14h30 e sábado, 14 de dezembro, às 15h. Não é necessário fazer inscrição. “Aquarius” (direção: Kleber Mendonça Filho, 2016, duração: 142 minutos, classificação indicativa: 16 anos, elenco: Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Carla Ribas). Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60

TURMA 6/2019 BSP (4º trimestre)

Terças e quintas-feiras, das 10h às 12h (até 3 de dezembro/2019 – carga horária: 34 horas). Inscrições encerradas. Para próximas turmas, inscrições diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h) ou pelo telefone (11) 2089-0800.

Compartilhe!