HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesVeja a primeira atividade das comemorações pelo Dia da Língua Portuguesa

Veja a primeira atividade das comemorações pelo Dia da Língua Portuguesa

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado neste sábado, 5 de maio, está sendo celebrado desde quinta-feira, 3, com uma programação de educação e cultura na Estação da Luz, em São Paulo.

A programação, gratuita e aberta ao público, parte da pergunta “Qual é a sua língua portuguesa?” e mostra a riqueza de sotaques e influências do nosso idioma, apresentando um pouquinho de cada um dos nove países onde se fala português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Dia Internacional da Língua Portuguesa, Estação da Luz (foto: Joca Duarte)

Movimento além do normal

O saguão de entrada da Estação estava com um movimento de pessoas bem além do seu normal, que já é agitado: ali, além dos painéis com informações sobre os países de língua portuguesa que atraíam muitos interessados, foi inaugurada a exposição “Imagens da Reconstrução”, com fotografias de Tuca Reinés e Beto Guimarães que retratam a restauração das fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa. Essas fotos foram reproduzidas em grandes painéis de tecido que caem do teto do prédio e adquirem cores e sombras diferentes com o balanço do vento e o reflexo dos raios de sol. Impossível não se encantar!

E não havia como não parar nas bancadas montadas ali no saguão para, ao menos, matar a curiosidade: grupos de alunos e o público em geral montava maquetes da estação e, ainda, aprendiam a imprimir camisetas em silkscreen personalizadas com palavras das mais variadas origens da nossa língua e também com desenhos representativos dos vitrais do local.

Os vitrais e os nomes dos países estavam também disponíveis em carimbos, com os quais todos brincavam – crianças e adultos. Marlene Aguilar, uma senhora que passava por ali vindo de Santo André, ficou encantada com os carimbos e colecionava as imagens em uma folha de papel para levar para casa, de lembrança: “Sou filha de portugueses, apesar do meu sobrenome espanhol, e gosto muito da língua portuguesa”, disse ela. “Estou ansiosa para ver o Museu voltar a funcionar novamente. Será no ano que vem”.

Ao lado de dona Marlene estava Maria Carolina Rodelo, com seus dois filhos, Isabel e Miguel, que brincavam com os carimbos. “Cruzo este local quatro vezes ao dia, para levar meus filhos à escola”, disse ela, que mora na região da Luz. “Hoje temos uma motivação a mais, pois as crianças estão aprendendo um pouco da sua história a partir desses carimbos”.  

Em outras mesas estavam dois grupos que se inscreveram para participar das oficinas: um deles era composto pelos alunos do Instituto Seli, que fica no bairro do Tatuapé, em São Paulo, e é voltado à formação de jovens surdos. A professora que os acompanhava, Andreza Nunes, intermediou a conversa com um grupo de alunas (Julia, Geovanna, Nívea, Camila e Camila Maria) e, todas animadas e querendo contar o que sentiam, deixaram a seguinte mensagem, cada uma falando um pouquinho, na linguagem de sinais: “Adoramos a experiência e aprendemos muito sobre a língua portuguesa. Montamos as maquetes, decoramos caderninhos com os carimbos, que levaremos para casa, e queremos voltar assim que o Museu da Língua Portuguesa for reinaugurado”.

Grupo de estudantes no Dia Internacional da Língua Portuguesa, Estação da Luz (foto: Joca Duarte)

O outro grupo, de integrantes da Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana (Saec), comunidade da Zona Sul da cidade, ficou sabendo do evento e inscreveu-se para participar. Trabalhando em grupo e entretidos para montar as maquetes de papel a partir do kit que receberam, faziam as suas descobertas Individuais:

“Eu não sabia que todos esses países falavam também a nossa língua”, disse Sérgio Teles, desse grupo, referindo-se à relação afixada em um painel exposto no saguão com os nomes dos nove países de língua portuguesa.

“Português é a quarta língua mais falada no mundo, comentou outro integrante, Amaro de Oliveira. “E participar de eventos como este ajuda a despertar o interesse pela história, que não pode se perder”.

A programação continua até sábado, às 13h00, com o show “O som das palavras”, dos repentistas Peneira e Sonhador, que há 20 anos são vistos diariamente no centro de São Paulo em grandes rodas de curiosos e transeuntes, atraídos pelos seus versos ligeiros e provocadores.

Para a agenda completa da programação, clique aqui.

Maquete montada no Dia Internacional da Língua Portuguesa, Estação da Luz (foto: Joca Duarte) 

RelatedPost

Compartilhe!