@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Unidade de ensino do Projeto Guri em São Luís do Paraitinga recebe placa de “Polo Destaque”

Publicado em 11 de dezembro de 2018

O Polo São Luis do Paraitinga foi condecorado com a placa “Polo Destaque 2017”. O mérito foi concedido pela Associação Amigos do Projeto Guri, organização responsável pela administração de mais de 330 polos de ensino do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Todo fim de semestre, a Amigos do Guri realiza uma Avaliação Diagnóstica em seus polos de ensino com a finalidade de acompanhar o progresso e status de cada um. Para isso, são seguidos alguns indicadores básicos como: preenchimento de vagas, infraestrutura do polo, desempenho da equipe de polo, relação de parcerias, além de segurança e violações de direitos dentro da instituição (este último aplicado somente para os polos dentro da Fundação CASA).

Dessa forma, cada regional administrativa do Guri, por meio de um questionário online, é responsável por analisar cada critério e pontuar cada polo. Aqueles classificados como “ótimos” nas duas avaliações desenvolvidas anualmente (1º e 2º semestres, consecutivamente) recebem visita de uma comissão técnica, que valida sua classificação de acordo com a Avaliação Diagnóstica.

“É uma honra receber essa placa porque representa o reconhecimento ao trabalho realizado no Polo São Luis do Paraitinga”, afirma a gerente regional Marina Souza. “Essa conquista é algo que queremos manter, pois nos viabilizou a abertura de outras oportunidades e parcerias”, complementa.

Em 2017, no fim do primeiro e segundo semestre, outros polos se mantiveram como “ótimos”, alcançando o mais elevado nível de qualidade em todos os parâmetros. Em Araçatuba se destacou o Polo Pereira Barreto; em Marília foram os polos Regional Marília e Álvaro Carvalho; em São José do Rio Preto foram os polos Ibirá, São José Bonifácio e Palestina; em Sorocaba, polos Itatinga e Cerquilho; e, por fim, em São José dos Campos, Polo São Luiz do Paraitinga.

Parceiros locais: Prefeituras Municipal de São Luis do Paraitinga

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura, a Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Stefane Braga | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado

Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!