HomeAssessoria ReleasesTrabalhos em dança do Núcleo Luz e da Oficina Cultural Oswald de Andrade são indicados na seleção do 1º semestre pelo Prêmio APCA 2019

Heurói, espetáculo do Núcleo Luz, e a programação de dança da Oficina Cultural Oswald de Andrade estão entre os selecionados pela comissão de dança da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA)

O projeto Núcleo Luz e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, concorrem nas categorias Espetáculo/Não estreia e Projeto/Programa/Difusão/Memória, respectivamente. Na última semana a comissão de Dança da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) selecionou diversos espetáculos divididos em seis categorias.

O espetáculo Heurói, produzido pelo Núcleo Luz em 2013, concorre com outros dois trabalhos na categoria Espetáculo/ Não estreia. E o próprio Núcleo Luz, projeto de transformação social por meio da dança que atende jovens de 14 a 24 anos, está entre os finalistas na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória.

Heurói, com direção e criação de Chris Belluomini, traz em sua poética questões como o fracasso e o desapego. Com elenco formado pelos aprendizes do projeto, o espetáculo já circulou em teatros da capital e interior de São Paulo, e foi visto por mais de 13 mil pessoas desde a sua estreia.

A programação de dança organizada pela Oficina Cultural Oswald de Andrade também concorre na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. No 1º semestre de 2019, mais de 2.330 pessoas frequentaram as oficinas e espetáculos de dança. Coordenada pelo ator Valdir Rivaben e pela técnica de programação Letícia Pinto, a agenda de apresentações de dança do local visa ampliar a difusão dessa linguagem artística não só no formato de espetáculos, como também em palestras e workshops, de forma gratuita.

Jornalistas, críticos e pesquisadores de dança associados à APCA votam e a divulgação dos vencedores está prevista para o final de 2019, quando também é informado o/a ganhador (a) do Grande Prêmio da Crítica (este não passa por indicações). O Prêmio APCA 2019 é entregue no ano seguinte.

SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico que oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de experienciar a dança de forma mais aprofundada. O projeto é dividido em dois programas pedagógicos: o Ciclo I, curso de experimentação em dança para jovens de 14 a 19 anos; e o Ciclo II, curso de formação para jovens de 17 a 24 anos. Além das aulas de corpo, os aprendizes vivenciam atividades teóricas e reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Núcleo Luz
Rua Talmud Thorá, 52/58 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-8111 | 3222-8151
www.fabricasdecultura.org.br/nucleo-luz