HomeAssessoria ReleasesTheatro São Pedro apresenta Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, no dia das crianças

Theatro São Pedro apresenta Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, no dia das crianças

#TheatroSãoPedroEmCasa apresenta, sob a regência da maestrina Ana Beatriz Valente, uma das mais famosas peças já escritas para o público infantil, com narração de Wellington Nogueira

A programação de outubro do Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, vai homenager as crianças com uma história infantil contada por meio da música. No dia 12, segunda, às 18h, o Theatro São Pedro apresenta Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, no canal do YouTube (youtube.com/TheatroSaoPedroTSP).  

 

A regência é da maestrina convidada Ana Beatriz Valente, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro. E o ator e palhaço Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, será o narrador dessa história. Apresentado nas temporadas de 2017 e 2018 do Theatro São Pedro, o programa foi gravado em setembro de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança, exclusivamente para exibição online. Antes da estreia, haverá uma live, às 17h, com a presença de Wellngton Nogueira e Ana Beatriz Valente também no canal de YouTube. 

Visando aproximar as crianças da música clássica, o russo Sergei Prokofiev compôs em 1936, Pedro e o Lobo, obra que chama a atenção pela graça e leveza da composição. A trama narra a história do garoto Pedro e seus feitos para salvar seus amigos animais de um temido lobo.  

Com o intuito de ensinar às crianças a sonoridade de cada instrumento, tornando familiar a elas as partes componentes de uma orquestra, Prokofiev teve a ideia de representar cada um dos personagens da fábula por diferentes instrumentos. Assim, Pedro é representado por instrumentos de cordas, seu avô, pelo fagote, os caçadores pela percussão, o lobo pelas trompas, o gato pelo clarinete, o pato pelo oboé, e o pássaro pela flauta.

SERVIÇO

#TheatroSãoPedroEmCasa 

PEDRO E O LOBO

Serguei Prokofiev

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO 

Ana Beatriz Valente, regente convidada

Wellington Nogueira, narrador 

DATA: 12 de outubro, segunda

HORÁRIO: 18h  

ONDE: youtube.com/TheatroSaoPedroTSP 

 

Theatro São Pedro 

O Theatro São Pedro completa 100 anos com uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.  

 

Santa Marcelina Cultura 

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. 

 

Compartilhe!