HomeAssessoria ReleasesTecnologia: Fábricas de Cultura têm programação gratuita para crianças e adolescentes

Tecnologia: Fábricas de Cultura têm programação gratuita para crianças e adolescentes

Criação musical e ancestralidade africana são os temas das atividades que acontecem no Capão Redondo e na Vila Nova Cachoeirinha, no mês de maio

Você gosta de tecnologia? As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – prepararam duas atividades para as crianças e adolescentes aprenderem um pouco mais sobre o universo tecnológico. Que tal construir coletivamente um beat ou, em português, batida? Você sabia que dá para aprender kimbundu – língua africana falada no noroeste de Angola – por meio de um aplicativo para celular? Pois é! Então anote aí na agenda: as atividades são gratuitas e abertas ao público. É só chegar e participar!

O 1º Encontro de Produtores Musicais acontecerá na Fábrica de Cultura Capão Redondo, às terças-feiras, entre 7 e 28 de maio, das 19h às 21h. No estúdio da unidade, os maiores de 14 anos poderão trocar experiências e conhecimentos sobre produção musical aliada à tecnologia. As quatro aulas focarão no sequenciador DAW (Digital Audio Workstation) – em português “estação de trabalho de áudio digital” –, que tem a finalidade de gravar, editar e tocar áudio digital. A proposta é unir músicos e interessados na área para explorar e descobrir novas possibilidades.

Já na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, as crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos são convidados para participar da Oficina Afrotecnológica – Alfabantu, que será no dia 31 de maio, sexta-feira, das 15h às 17h. As palavras, a cultura e a história que envolvem o kimbundu podem ser aprendidas pelo aplicativo para celular Alfabantu, criado em 2017 pelo historiador Edson Pereira e pela socióloga Odara Dèlé. Oriundo da cultura Bantu – grupo etnolinguístico localizado principalmente na África subsaariana, que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes –, o kimbundu está presente na filosofia, na oralidade e na musicalidade brasileiras, devido ao passado do país, que é marcado pela escravidão de africanos durante três séculos. O aplicativo tem o objetivo de promover a alfabetização de crianças por meio da tecnologia atrelada à educação democrática, priorizando a ancestralidade africana, com o intuito de universalizar os saberes e os costumes tradicionais desse território. Não é necessário ter celular para participar da atividade.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

1º Encontro de Produtores Musicais

Terças-feiras, entre 7 e 28/5 – das 19h às 21h

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Faixa etária: a partir de 14 anos

Oficina Afrotecnológica – Alfabantu

Sexta-feira, 31/5 – das 15h às 17h

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Faixa etária: entre 8 e 14 anos

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!