HomeAssessoria ReleasesTarsivaldo: Casa Mário de Andrade inaugura exposição sobre relação do poeta modernista com o casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral

Composta por cartas, fotografias e textos, a mostra revela aspectos da amizade entre os três artistas, evidenciando a troca de ideias, de afetos e discordâncias entre eles

Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e outros grandes nomes do movimento modernista brasileiro eram amigos e tinham uma relação próxima, tanto intelectual quanto pessoalmente. Já parou para pensar e imaginar como seriam as relações entre esses importantes artistas? Para falar da relação do casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral com o poeta Mário de Andrade, a Casa Mário de Andrade –  integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – inaugura a exposição Tarsivaldo, em maio, que reúne uma dezena de cartas trocadas entre eles.

Mário e Oswald de Andrade se conheceram em 1917, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Na ocasião, Mário discursava no local e Oswald, que trabalhava como jornalista, brigou com um repórter para conseguir o texto do discurso de Mário. Os dois amigos foram apresentados à Tarsila do Amaral por Anita Malfatti. O quarteto, juntamente com Menotti Del Picchia, formava o Grupo dos Cinco, no qual defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna, que surgia naquele momento.

A exposição revela aspectos da amizade entre os artistas, evidenciando os afetos e discordâncias entre eles. A partir da Semana de Arte Moderna, de 1922, a arte feita no Brasil passa a ter características brasileiras, rompendo parcialmente com movimentos europeus e delineando novas diretrizes para a produção artística nacional.

De Paris, Oswald se corresponde com Mário questionando-o frequentemente sobre os rumos artísticos no Brasil. A relação entre eles perdura até julho de 1929, quando Mário escreve uma carta para Tarsila, casada com Oswald, rompendo definitivamente sua relação com o escritor. Ainda que os dois artistas tenham se afastado, seus estudos em conjunto são fundamentais para a compreensão do modernismo brasileiro.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Exposição Tarsivaldo

16/5 a 18/8. Terça-feira a domingo, 10h às 18h.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia

Recomendação etária: livre

Casa Mário de Andrade