HomeAssessoria ReleasesSonho de Uma Noite de Verão é destaque da programação do #TheatroSãoPedroEmCasa

Sonho de Uma Noite de Verão é destaque da programação do #TheatroSãoPedroEmCasa

Na primeira semana de junho, o Theatro São Pedro oferece uma programação com convidados que participaram da montagem de Sonho de Uma Noite de Verão, de Benjamin Britten. A ópera subiu ao palco do teatro em novembro de 2018

Jorge Takla, Kismara Pessatti, Homero Velho, Nicolás Boni e Tatiane Reis são os convidados da primeira semana de junho do #TheatroSãoPedroEmCasa, que tem boa parte de sua programação dedicada à ópera Sonho de Uma Noite de Verão, de Benjamin Britten – já o #TalksTheatroSãoPedro traz como convidado Marino Galvão, diretor do Institutito Curitiba e Arte e Cultura. O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso e a oferta de conteúdos digitais lançou o #TheatroSãoPedroEmCasa. 

Iniciando a programação do mês de junho, #FalandoDeÓpera traz na terça, dia 2, uma entrevista com Jorge Takla responsável pela direção cênica da montagem de Sonho de Uma Noite de Verão. A partir das 18h, o diretor conversa ao vivo no Facebook com Ricardo Appezzato, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura. 

Na quinta-feira, dia 4, às 18h, é a vez do #TalksTheatroSãoPedro, faixa dedicada a conversas sobre arte, gestão e cultura. Com apresentação de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, o programa apresenta a primeira parte da conversa com Marino Galvão, diretor executivo do ICAC (Instituto Curitiba de Arte e Cultura). A segunda parte do papo vai ao ar no dia 11 de junho, também às 18h.

E na sexta, dia 05 de junho, às 17h, tem live com Kismara Pessatti, Homero Velho e Tatiane Reis que integraram o elenco de Sonho De Uma Noite de Verão, além de Nicolás Boni que assinou o cenário da montagem. Em seguida, às 18h, vai ao ar a íntegra da ópera. Em três atos, a obra é baseada na peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Com atmosfera de magia e humor, o libreto foi uma adaptação feita pelo tenor Peter Pears, amigo e parceiro de Britten em muitas de suas obras. Foi só estrear em junho de 1960, em Londres, para Sonho de Uma Noite de Verão consolidar-se no repertório operístico mundial e tornar-se uma das montagens mais interpretadas desde a segunda Guerra Mundial. Fiel ao espírito original, a obra de Benjamin Britten é considerada uma das mais bem-sucedidas adaptações operísticas de uma peça de Shakespeare.

A programação completa está disponível no site: https://theatrosaopedro.org.br/  

 

#TheatroSãoPedroEmCasa

 

PROGRAMAÇÃO 02 a 05 de Junho

TERÇA-FEIRA – 02 de Junho 

18h #FalandoDeÓpera – LIVE
Ricardo Appezzato convida Jorge Takla (diretor cênico)
Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro

QUINTA-FEIRA – 04 de Junho 

18h #TalksTheatroSãoPedro
Paulo Zuben convida Marino Galvão (diretor executivo do ICAC)
Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro
Instagram: @theatrosaopedro (https://www.instagram.com/TheatroSaoPedro)

SEXTA-FEIRA – 05 de Junho

17h# AOVivoEmÓpera – LIVE

Homero Velho, Nicolas Boni, Kismara Pessatti e Tatiane Reis

Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro

18h Lançamento #ÓperaEmCasa

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (1960)

De Benjamin Britten (1913-1976)

Orquestra do Theatro São Pedro

Cláudio Cruz| direção musical

Jorge Takla | direção cênica

Nicolás Boni | cenografia

Caetano Vilela | iluminação

Fabio Namatame | figurinos

Anselmo Zolla | coreografia

Gesiel Vilarubia | maestro assistente

Elenco

Kismara Pessatti | Oberon 

Rosana Lamosa | Tytania 

Rodrigo Lopéz |Puck

Homero Velho | Bottom

Luciana Bueno | Hermia 

Manuela Freua | Helena 

Daniel Umbelino| Lysander 

Johnny França | Demetrius 

Pedro Ometto | Theseus 

Juliana Taino | Hippolyta 

Saulo Javan | Quince 

Luiz Guimarães | Flute
Anderson Barbosa | Snug

 Jabez Ramos Lima | Snout 

Erick Eduardo | Starveling

 Tatiane Reis | Cobweb 

 Amanda Souza | Peaseblossom 

Chiara Guttieri | Mustardseed 

Thais Azevedo | Moth

YouTube Theatro São Pedro: https://www.youtube.com/channel/UC01o5iu-oc2oxFPchS9eKVA

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro completa 100 anos com uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade. 

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!