HomeAssessoria ReleasesSistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo tem novo EaD sobre cultura, leitura e território

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo tem novo EaD sobre cultura, leitura e território

Com início em julho, o novo curso EaD Mediação: Cultura, Leitura e Território está com pré-inscrições abertas no site do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e que tem a Organização Social SP Leituras (pelo segundo ano consecutivo eleita entre as 100 Melhores ONGs do Brasil) como parceira em sua operação. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. Para fazer a pré-inscrição, acesse o link https://siseb.sp.gov.br/agenda/.

O curso é resultado de workshop internacional promovido pelo SisEB e o conteúdo ratifica que os territórios culturais – físicos, virtuais e metafóricos – são palcos singulares de criação autônoma e de protagonismos distintos nem sempre convergentes. E é nesse ambiente que a geração do conhecimento, a inovação dos processos e as práticas culturais ganham forma e dimensão simbólica pela mediação dos agentes culturais.

Conheça os módulos: Mediação de leitura: um processo complexo / Responsabilidade dos mediadores diante das desigualdades e diferenças / Direito à cultura, à leitura e à literatura / Memória, território e democracia / Formação de leitores: desafios / Partindo para a ação: organização de programa de mediação. E confira o público-alvo e pré-requisitos para participar da iniciativa: trabalhar em biblioteca de acesso público do Estado de São Paulo; ter ensino superior completo ou cursando; ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga. A atividade tem curadoria e coordenação pedagógica de Marilena Nakano, fundadora da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André (SP), pedagoga e historiadora.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que o SisEB está com atividades presenciais suspensas. Para saber mais sobre esta e outras ações online, acesse: https://siseb.sp.gov.br/.

EaD Mediação: Cultura, Leitura e Território

Turma 1 – julho-setembro 2020 (início: 13 de julho / término 6 de setembro).

Carga horária: 56 horas/aula.

Grátis. Vagas limitadas. Pré-inscrições até 15 de junho no link https://siseb.sp.gov.br/agenda/.

Compartilhe!