HomeAssessoria ReleasesSISEM-SP divulga programação do curso preparatório para a campanha Sonhar o Mundo

Curso gratuito ocorrerá no dia 9 de outubro com vagas presenciais e transmissão simultânea em polos espalhados pelo Estado

Os interessados em participar do curso gratuito “Cultura, Identidade e Cidadania”, no dia 9 de outubro, já podem conferir a programação da atividade, que faz parte dos preparativos da campanha Sonhar o Mundo, realizado anualmente pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da ACAM Portinari.

Serão oferecidas 150 vagas para o curso presencial, realizado das 10h às 18h, no auditório do Museu do Futebol. Haverá ainda polos de transmissão que serão montados por museus e instituições parceiras no interior e litoral do estado. Todos aqueles que assistirem ao curso presencialmente ou por meio dos polos receberão certificado de participação.

Programação

Às 10h, ocorrem as palestras “Memória e identidade na garantia de direitos”, ministrada pela professora Maria Candelaria Volponi Moraes de Oliveira, e “Cultura numa perspectiva social e inclusiva”, com Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, que abordarão a legislação sobre a cultura enquanto direito humano e também tratados internacionais sobre essa mesma perspectiva. Na ocasião, os ministrantes farão um paralelo dos investimentos com cultura, pelo poder público, em países desenvolvidos como França, Canadá, Alemanha e Estados Unidos, entre outros e o Brasil. Eles também apresentarão um paralelo do consumo de cultura pela população desses países desenvolvidos em relação à população brasileira. Para finalizar, apresentarão a perspectiva da cultura como inclusão em instituições como Museu Afro Brasil e Memorial da Inclusão.

No período da tarde, das 14h às 17h, será apresentada uma série de práticas educativas em museus relacionadas aos Direitos Humanos, com as equipes do Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Memorial da Inclusão, Museu Índia Vanuíre e Museu do Futebol.

O historiador e educador museal Luiz Gregório, que atua no Núcleo Educativo do Museu da Imigração fará a apresentação “Visitona – três estações, três museus em uma única viagem”, sobre uma ação compartilhada entre os museus da Imigração, da Diversidade Sexual e Memorial da Inclusão. Uiara Potira Ribeiro, que atua no Núcleo Educativo do Museu Índia Vanuíre, ministrará a apresentação “Questões indígenas e museus”.

Do Memorial da Resistência de São Paulo foi originada a apresentação “Extramuros – Ações educativas em Direitos Humanos com o território Luz”, que será apresentada pela educadora Alessandra Santiago da Silva. Finalizando o curso, haverá a apresentação “Programa Malungos: Diálogos entre Fundação Casa e Museu Afro Brasil”, comandada por Renata dos Santos, que é auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Inscrições

Os interessados em participar presencialmente do curso no auditório do Museu do Futebol poderão efetuar sua inscrição até 27 de setembro, no site do SISEM-SP por meio da Plataforma ADA, do Cadastro Estadual de Museus (veja aqui como se inscrever caso você ainda não tenha um perfil na plataforma).

Para a inscrição em um dos 11 polos de transmissão do curso, os interessados devem entrar em contato direto com a instituição ofertante. Confira quais serão polos de transmissão e suas respectivas vagas:

Casa da Memória de Araras

Telefone: (14) 3471.0210
Vagas: 30

Museu da Cidade
Endereço: Rua Expedicionário Lellis, 1500 – Centro, Sertãozinho/SP. CEP 14160-750
Representação Regional: Ribeirão Preto
Responsável: Rodrigo Touso D. Lopes
E-mail: rtouso@gmail.com
Telefone: (16) 3945.9363
Vagas: 20

Museu de Arqueologia Regional – FCT/UNESP
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 305 – Centro Educacional, Presidente Prudente/SP. CEP 19060-900
Representação Regional: Presidente Prudente e Dracena
Responsável: Neide Barrocá Faccio
E-mail: nfaccio@terra.com.br
Telefone: (18) 3222.3856 / (18) 99703.3146
Vagas: 70

Museu de História Natural de Itapira
Endereço: Parque Juca Mulato, s/n – Centro, Itapira/SP. CEP 13970-341
Representação Regional: Campinas
Responsável: José Carlos Simão Cardoso Júnior
E-mail: junior_simao@hotmail.com
Telefone: (19) 99624.0871
Vagas: 30

Museu de Pesca
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia, Santos/SP. CEP: 11030-906
Representação Regional: Baixada Santista

Telefone: (82) 99151.5178 / (82) 3214-1713
Vagas: 40

Sonhar o Mundo

Neste ano, a Campanha Sonhar o Mundo será realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, mesma semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Como a cada edição um tema específico permeia as atividades do Sonhar o Mundo, em 2019, o foco será “Cultura como Direito”.

Uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pelo SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre, a Campanha é aberta à participação de todos os museus paulistas interessados e do público em geral.

Curso “Cultura, Identidade e Cidadania”

Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP)

Data: 9 de outubro

Horário: Das 10h às 18h