HomeAssessoria ReleasesSete coisas que você pode fazer no museu e não sabia

Sete coisas que você pode fazer no museu e não sabia

Jogos, bate-papos, espetáculos e oficinas são algumas das atividades que o público pode aproveitar nos museus de São Paulo

Foi-se o tempo em que as pessoas iam ao museu apenas para observar. Os museus hoje atuam como centros culturais, reunindo atividades com música, dança, teatro, fotografia, literatura, gastronomia e todo tipo de arte, abertas à participação do público. As instituições da Secretaria da Cultura do Estado são bons exemplos de espaços com programação variada.

Além de apreciar as exposições, o público pode aproveitar as atividades gratuitas ou de baixo custo oferecidas pelos museus. Todos oferecem ingressos grátis aos sábados, exceto o MIS-SP, que oferece entrada gratuita às terças-feiras. Confira as atividades que acontecem nos museus de São Paulo e a programação de outubro e novembro:

1) Participar de palestras e bate-papos sobre temas variados

Os museus de São Paulo promovem palestras e discussões sobre temas diversos com frequência. O Museu do Futebol promoverá, no dia 21 de outubro, das 09h00 às 13h00, o segundo encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”, com um bate-papo sobre as ações de preservação de campos de várzea na cidade. O evento abordará ações de preservação de locais de prática de futebol amador na cidade de São Paulo, incluindo o tombamento por órgãos de patrimônio. O encontro é gratuito e aberto ao público. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.sympla.com.br.

A Casa das Rosas também tem palestras em sua programação. No dia 12 de novembro , às 14h00, acontece a palestra “SOS Literatura”, em que será possível aprender com autores e profissionais do mercado sobre escrita – poesia e prosa -, edição de livros, e-book, marketing para escritores e direitos autorais. No dia 14 de novembro, às 19h00, o espaço realizará a palestra “Diante da Câmera: a Atuação para o Cinema”, com Ugo Giorgetti abordando a atuação no contexto do cinema e tudo o que exerce influência diante da câmera. Para participar, é necessário retirar senha na recepção do museu.

O Museu da Imigração terá, nos dias 24 e 25 de novembro, das 13h30 às 17h30, um bate-papo com o tema “Encrespô! Vamos falar sobre cabelo”, em que serão apresentados relatos de vida e da produção de campanhas editoriais de moda, no intuito de debater a estética capilar. A partir das discussões, os participantes produzirão um material sobre racismo, identidade e gênero.

O Memorial da Resistência de São Paulo promove, todos os meses, a atividade “Sábado Resistente”, que envolve a apresentação de um filme ou documentário e a realização de um debate sobre momentos, nomes e questões importantes da história. No dia 11 de novembro, o tema da mesa redonda será “Um ano da morte de Fidel” e o filme exibido será “Um homem chamado Fidel”, de Oliver Stone. No dia 25 de novembro, será proposto o debate “Negritude e resistência: a questão do genocídio da população negra no Brasil”. Os dois eventos acontecem às 14h00.

2) Participar de eventos de gastronomia

Os museus promovem também festas temáticas com música, comidas típicas e manifestações culturais. No dia 19 de novembro, das 14h00 às 18h00, o Museu da Imigração promoverá o evento “Viva! Sabores da África”, que levará ao espaço os sabores da África em tendas de alimentação de diversos países, como Congo e Moçambique.

3) Participar de contações de histórias

Os museus promovem contações de histórias de todos os gêneros, para todas as idades. A Casa das Rosas apresentará, no dia 26 de novembro, às 15h00, a contação “Chove Chuva Choverando…”, narrativa inspirada no poema “Solidão”, de Oswald de Andrade, no qual as palavras e sonoridades traduzem os sentimentos do poeta em relação à cidade de São Paulo.

O Museu Afro Brasil oferece, todos os meses, a contação “Aos pés do Baobá”, que apresenta narrativas africanas ou afro-brasileiras ao público. Para acompanhar a programação, acesse o site: https://www.museuafrobrasil.org.br

4) Aproveitar apresentações de música

Artistas e grupos de diversos estilos musicais se apresentam nos museus de São Paulo. O Museu da Casa Brasileira terá no dia 22 de outubro, às 11h00, a abertura da Semana da Música FIAM-FAAM Centro Universitário, com apresentação especial do Coro Acadêmica e da Orquestra Sinfônica da FMU/FIAM-FAAM, com coordenação de Paulo César Rocha e regência de Rodrigo Vitta. No dia 29 de outubro, às 11h00, o espaço recebe o concerto de abertura da “XVI Semana Eleazar de Carvalho”, com show da Banda Sinfônica de Cubatão com regência do Maestro Rodrigo Vitta e os convidados especiais Maestro Roberto Farias e Maestro Sergei Eleazar de Carvalho. Os dois eventos são gratuitos e sujeitos à lotação.

A Casa das Rosas promove eventos voltados aos fãs de música de diversos gêneros. No dia 21 de outubro, às 18h00, acontece o Encontro de Música Eletrônica Brasileira, um festival com artistas e público amante de música eletrônica, com exposição de equipamentos musicais eletrônicos e performances músico-tecnológicas. No dia 25 de outubro, às 19h30, o espaço recebe o projeto “Canta a poesia”, desenvolvido pelo coral da Casa das Rosas, que tem como foco a musicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e autores desconhecidos do grande público. No dia 19 de novembro, às 15h00, o evento “O sertão na canção e o som dos meninos quietos”, homenageia os 50 anos da morte de Guimarães Rosa com apresentação musical inspirada em seu romance “Grande Sertão: Veredas”.

O Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) também possui música em sua programação. Uma vez por mês, o programa “Estéreo MIS” convida um artista para apresentação musical. No espaço acontece também, em um domingo por mês, a “Maratona Infantil”, que oferece um dia inteiro de atividades na área externa do museu com shows de música, espetáculos e apresentações. Para acompanhar a programação, acesse: https://www.mis-sp.org.br/ .

A Pinacoteca conta com programação musical pelo programa “Série Pina+Osesp”, que leva apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para o museu. A próxima sessão acontecerá no dia 8 de novembro, às 20h00, com música barroca. No programa estão obras de Johann Sebastian Bach e Alessandro Marcello. Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 19h00. A “Camerata Cantareira”, que leva a orquestra de cordas da Faculdade Cantareira para a Pinacoteca Luz, terá apresentações nos domingos 29 de outubro e 26 de novembro, às 16h00. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças até 10 anos e pessoas maiores de 60 anos não pagam. O ingresso da Pinacoteca dá direito a assistir ao concerto gratuitamente. Entrada sujeita a lotação do espaço.

5) Aprender na prática em oficinas e cursos

Oficinas educativas e cursos sobre diversos temas são oferecidos com frequência nos museus. O Museu do Futebol terá, no dia 28 de outubro, entre 14h00 e 15h30, a oficina de marca-página, em que os participantes poderão usar a criatividade e as habilidades manuais para criar um marca-página personalizado. No dia 29 de outubro, entre 14h00 e 15h30, o espaço oferece a “Oficina Caderno Literário”, em que todos poderão ter a experiência de ser autores e ilustradores de seu próprio livro.

Para os fãs de literatura, a Casa das Rosas terá, nos dias 24, 25 e 27 de outubro, às 19h00, o curso “A Literatura Brasileira: do Romantismo ao Modernismo”, ministrado por Fabrício César de Oliveira. Serão discutidas desde as narrativas românticas do século 19 até o movimento antropofágico do Modernismo no século 20. Nos dias 21, 22 e 24 de novembro, às 19h00, o espaço terá o curso “Poesia Brasileira de Invenção: do Modernismo à Poesia Concreta”, que fará uma abordagem da poesia brasileira voltada para a pesquisa e a experimentação e buscará compor uma antologia de criações norteadas pelo rigor, realizando análise dos poemas e tratando do universo dos livros e revistas que veicularam esse tipo de produção textual. As inscrições devem ser feitas presencialmente na recepção do museu.

Na Casa Guilherme de Almeida acontecem oficinas de desenhos para iniciantes e de pequenos restauros de livros e documentos antigos, além de cursos de tradução e literatura. Nas quintas-feiras de 9 a 30 de novembro, das 19h00 às 21h00, acontecerá o curso gratuito “Fanfictions: narrativas ficcionais de fã para fã”, que mostrará um panorama histórico da fanfiction, ressaltando os impactos do advento da internet, que mudaram o modo como o público se relaciona com a ficção. As aulas serão ministradas por Joyce Pais e serão destacados cases da literatura e do audiovisual, como Sherlock Holmes, Jornada nas Estrelas, Arquivo X, Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons de Cinza. Para participar, basta se inscrever no site https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/.

O Museu Catavento também tem oficinas em sua programação. No dia 27 de novembro, das 10h00 às 16h00, o espaço oferecerá oficina de roteiro e produção de vídeos para iniciantes, com profissionais da produtora Zero Grau Filmes, que ensinarão técnicas de construção de roteiro cinematográfico, formatação, cenas, planos, roteiros originais e adaptados, planejamento executivo, produção de set e lançamento. Os participantes receberão certificado.

O Museu do Café, em Santos, oferece mensalmente o “Dica do Barista”, oficina introdutória gratuita que ensina os participantes a fazerem um bom café em casa, com orientações e dicas dos baristas do Centro de Preparação do Café da instituição. Os profissionais abordam curiosidades, apresentam métodos de extração da bebida e, ao final, oferecem degustação de café gourmet. A oficina acontece no dia 17 de outubro, às 14h00, e no dia 21 de novembro, no mesmo horário. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cpc@museudocafe.org.br.

6) Assistir a filmes

O Museu de Arte Sacra, por meio do programa “Cine Debate”, exibe filmes e promove discussões a respeito do conteúdo exibido entre os participantes. A próxima sessão acontece no dia 21 de outubro, das 15h00 às 18h00, com o filme “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman, e o debate será mediado pelo Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares. A atividade terá 50 vagas e a inscrição será realizada no dia, por ordem de chegada.

A Casa Guilherme de Almeida possui um espaço para transmissão de filmes ao público: a Sala Cinematographos. No dia 28 de outubro, às 14h30, será exibido o filme “Vingança”, do celebrado mestre japonês Tadashi Imai. No dia 11 de novembro, às 14h00, o público poderá assistir “Cativas: presas pelo coração”, filme que mostra a vida de mulheres que têm filhos, maridos e irmãos no sistema prisional, para fomentar a reflexão sobre a pena que elas também cumprem do lado de fora dos muros dos presídios. Após o filme, será realizado um debate com Camille Gavioli, psicanalista, psicóloga e mestre em Educação e Psicologia; Manuela Crissiuma, psicanalista, participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo; e a jornalista Patrizia Corsetto. No dia 25 de novembro, às 14h20, será a vez do filme “O perfume da senhora de preto”, que aborda a conturbada vida de uma mulher assombrada pelo fantasma da mãe suicida. As atividades são gratuitas e limitadas a 45 vagas.

O Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) apresenta mensalmente, pelo programa Cine MIS, de dois a cinco filmes de diretores brasileiros que ainda não tenham sido exibidos em projeções públicas no município de São Paulo. A programação pode ser conferida no site: https://www.mis-sp.org.br/

A Casa das Rosas promove constantemente sessões de cinema ao ar livre, no jardim do museu. No dia 26 de outubro, às 19h00, apresentará o longa “O Padre e a Moça”, adaptação de um poema de Carlos Drummond de Andrade. A programação é gratuita e não é necessário retirar ingressos.

7) Participar de brincadeiras para bebês, crianças e adultos

Os museus promovem atividades, jogos e brincadeiras para todas as idades. O Museu Catavento oferece inúmeras possibilidades de interação, como o espaço para produção de bolhas de sabão gigantes, o projeto “Dinos do Brasil”, um tour virtual de 30 minutos que leva os visitantes a uma aventura pela pré-história até a Era dos Dinossauros utilizando óculos de realidade virtual, e o “Na Pista Certa”, atividade voltada para crianças que proporciona uma experiência lúdica de vivência no trânsito, com os participantes transitando em bicicletas enquanto são apresentadas orientações sobre comportamentos responsáveis no trânsito, respeito ao próximo e segurança.

O “Espaço Dente de Leite”, ambiente de convivência lúdica e brincadeiras para bebês e crianças de até três anos, no Museu do Futebol, está aberto sempre no terceiro final de semana de cada mês. A próxima edição acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, das 10h30 às 15h30.

No Museu da Imigração, adultos e crianças podem se divertir tirando uma verdadeira fotografia à moda antiga no estúdio Retratos de Época, onde o visitante pode vestir trajes de época, tirar uma foto no ambiente do museu e obter uma foto tratada no estilo antigo. No dia 29 de outubro, acontece o “Mutirão na Horta”, em que será feita uma avaliação do espaço para definir quais novas mudas entrarão no canteiro. As inscrições podem ser feitas pelo emailinscricao@museudaimigracao.org.br.

A Pinacoteca promove, no segundo domingo de cada mês, o consagrado “PinaFamília”, com programação para famílias e amigos participarem de atividades e jogos e assistirem ao espetáculo PinaCanção, de Hélio Ziskind.

Serviços

Catavento Cultural e Educacional

Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

(11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)

Estacionamento pago no local

R$ 6,00 | Grátis aos Sábados

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP

(11) 3664-3848

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (Bilheteria até às 16h00)|

Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00 (bilheteria até às 17h00)

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

www.museudofutebol.org.br

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP

Metrô Bresser-Mooca (900m)

(11) 2692-1866

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudaimigracao.org.br

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

(11) 3032-3727

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

R$ 8,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados

Acessibilidade no local

www.mcb.org.br

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP

(11) 3320-8900

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)

Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuafrobrasil.org.br

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP

Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP

(11) 2117-4777

Funcionamento: terça a sexta, (fechado às segundas) das 12h00 às 21h00 | sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita às terças-feiras. Aos sábados, acesso grátis às exposições do térreo e do acervo – consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos

Acessibilidade no local

www.mis-sp.org.br

Museu do Café – Santos

Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP

(13) 3213-1750

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00

R$ 10,00| Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.com.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Onde: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Quanto: R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43

Acessibilidade no local

www.museuartesacra.org.br

Casa das Rosas

Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP

Estação Brigadeiro do Metrô (850m)

(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.casadasrosas.org.br

Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP

(11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada Gratuita

Acessibilidade no local

www.memorialdaresistenciasp.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3324-1000

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)

Estacionamento gratuito no local

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.pinacoteca.org.br

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391

De terça a domingo, das 10h às 18h.

www.casaguilhermedealmeida.org.br

RelatedPost

Compartilhe!