HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesSérie “O gambito da rainha” ganha debate ao vivo no #Cineciência

Série “O gambito da rainha” ganha debate ao vivo no #Cineciência

Especialistas discutem o grande sucesso da Netflix sobre o mundo do xadrez no dia 13 de dezembro, ao vivo, no canal do MIS no Youtube

O mundo do xadrez invade o #CineCiência, tradicional programa do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo -, que apresenta debates com especialistas sobre filmes e séries de variados gêneros. Esta edição aborda a aclamada série da Netflix O gambito da rainha, criada por Scott Frank e Allan Scott, que apresenta a jornada improvável de uma garota-prodígio do xadrez para se tornar a número 1 do mundo. Participam do debate, que acontece no dia 13 de dezembro, ao vivo, no canal do MIS no Youtube, o matemático e escritor Jacques Fux e André Diamant, grande mestre em xadrez e treinador da seleção olímpica brasileira na modalidade. A mediação é de José Luiz Goldfarb, curador do programa.

A atividade integra a programação virtual da campanha #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

DEBATEDORES

Jacques Fux possui graduação em Matemática, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Literatura Comparada, todos pela UFMG, sendo este último sob orientação da professora Maria Esther Maciel, em cotutela com a Université de Lille 3 sob orientação da professora Christelle Regianni. É pós-doutor em Teoria Literária pela Unicamp e pela UFMG, além de especialista nas relações entre Matemática e Literatura e autor dos livros: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Editora Perspectiva, 2016), Antiterapias (2012) e Brochadas (Editora Rocco, 2015). Foi visiting scholar na Universidade de Harvard sob supervisão da professora Susan Suleiman. Recebeu o Prêmio Capes de Teses 2011 de melhor tese em Letras/Linguística 2010. Foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 com o livro Antiterapias. André Diamant é Grande Mestre de xadrez, Campeão Brasileiro de xadrez e atual treinador da equipe olímpica brasileira. É formado em Relações Internacionais pela Webster University em St Louis.

MEDIADOR/CURADOR – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

Serviço

#CINECIÊNCIA| O GAMBITO DA RAINHA

13 DE DEZEMBRO, ÀS 17H, NO CANAL DO YOUTUBE DO MIS

SITE www.mis-sp.org.br

Compartilhe!