HomeCultura + NotíciasTeatro Sérgio Cardoso celebra 40 anos com arte, música e história

Teatro Sérgio Cardoso celebra 40 anos com arte, música e história

Claudia Raia, Elias Andreato, Nando Reis, Fafá de Belém, Bixiga 70 e João Carlos Martins são algumas das atrações da programação especial transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa, de 9 a 13 de outubro; Espaço recebeu mais de 1 milhão de pessoas e mais de 5 mil apresentações desde a inauguração

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, completa 40 anos de história no dia 13 de outubro. Uma programação especial será transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa durante cinco dias consecutivos para celebrar a casa do bairro do Bixiga, na região central de São Paulo. A comemoração, planejada pela Organização Social Amigos da Arte, responsável pela administração do teatro, terá apresentação de Laércio de Freitas na sexta-feira (9/10). O espetáculo continua com Nando Reis (10/10), Elias Andreato (11/10), Bixiga 70 (12/10) e João Carlos Martins (13/10). O encerramento fica por conta da cantora Fafá de Belém e da atriz Claudia Raia, que irá relembrar o início de carreira no palco do Teatro, aos 16 anos, quando participou da versão brasileira do musical A Chorus Line.

 “É muito emocionante estar no palco do Teatro Sérgio Cardoso novamente. Foi aqui que estreei nos musicais com A Chorus Line, aos 16 anos”, diz a atriz Claudia Raia. “É um filme que passa na minha cabeça ao pensar em tudo que aconteceu de lá para cá. Que essa casa continue levando arte e cultura para tantas pessoas, fazendo-as sonhar.”

Impacto da pandemia

Mesmo em meio a pandemia, o teatro Sérgio Cardoso continuou a ser um instrumento de expressão e difusão artística. Em julho, foi lançada a série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos em que artistas tiveram a experiência única de se apresentarem no palco sem plateia. Durante as gravações da série, todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias foram adotados, envolvendo profissionais de equipes técnicas, de produção e os artistas. Por lá, passaram Ana Cañas, Raul Barreto, Simoninha, Ira!, Jorge Garcia, Lara Córdulla e Sérgio Britto, dos Titãs. A primeira #ViradaSPOnline, realizada em agosto deste ano, também foi transmitida do seu palco, com apresentação de nomes como a cantora Ellen Oléria e do pianista Amilton Godoy. E, no dia 10 de setembro, a São Paulo Companhia de Dança estreou sua temporada 2020 com transmissão online ao vivo, direto do tablado do Sérgio Cardoso.

“Nós, da Amigos da Arte, como instituição cultural que atua há 15 anos na difusão da arte, ficamos muito honrados em prestar esta homenagem ao teatro e ao ator Sérgio Cardoso, que tanto contribuiu para a dramaturgia brasileira”, afirma o ex-ministro da Justiça José Gregori, presidente do Conselho Administrativo da Amigos da Arte. Danielle Nigromonte, diretora-geral da entidade, destaca a importância da transmissão da festa de aniversário via plataforma #CulturaEmCasa. “A comemoração é em São Paulo. Mas assim como a importância do teatro ultrapassa fronteiras, a transmissão online permite acesso amplo. O Pará, terra natal do homenageado, assim como demais estados e países, também poderão acompanhar toda esta programação.”

História

Ao longo dessas quatro décadas, o espaço realizou mais de 5 mil apresentações para um público de mais de 1 milhão de pessoas. O Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com o espetáculo Sérgio Cardoso em Prosa e Verso, uma homenagem ao ator, morto em 1972. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça Rasga Coração, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

De acordo com pesquisa do crítico José Cetra, a história do espaço começa em 1914 com a inauguração do Cine Teatro Esperia, que funcionou até 1952 na rua Conselheiro Ramalho, no Bixiga. Em 1954, dois anos após o fechamento do Esperia, Sérgio Cardoso e sua esposa Nydia Licia avistaram o casarão abandonado e se inspiraram a criar um novo espaço cultural no local. No dia seguinte eles fizeram contato com os proprietários do imóvel, buscaram parceiros e em 1956 fundaram o Teatro Bela Vista, com o objetivo de ser o mais moderno da cidade de São Paulo.

A primeira peça do Teatro Bela Vista foi Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Sérgio Cardoso foi o primeiro diretor brasileiro a dirigir e interpretar um texto de Shakespeare em São Paulo. Em 1960 o ator se separa de Nydia Licia, sai da companhia, e parte em excursão pelo Brasil. Nydia se torna então responsável pelo teatro. Em 1970, a peça O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal, com José Wilker e Rubens Côrrea registrou os últimos momentos do Teatro Bela Vista. Em 1976, anos depois do teatro fechar as suas portas, Nydia Licia explicou ao Serviço Nacional de Teatro que, “após o fim do contrato, os três proprietários pediram o imóvel de volta e se desentenderam para vendê-lo, alugar ou transformá-lo em garagem”, segundo a atriz.

Sensibilizada com este possível destino do teatro, Nydia apresentou o caso para a extinta Comissão Estadual de Teatro. O caso despertou o interesse do Governo do Estado de São Paulo, que adquiriu o terreno e demoliu o prédio do Bela Vista para a instalação de um teatro mais amplo e com duas salas, que recebeu o nome de Sérgio Cardoso após a morte do ator, em 1972. Após interrupções e recomeços nas obras, o teatro foi finalmente concluído em outubro de 1980.

Quem foi Sérgio Cardoso

Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso foi um dos mais importantes atores brasileiros, famoso por protagonizar novelas na televisão nas décadas de 1960 e 1970. Nasceu na cidade de Belém do Pará, formou-se em Direito no Rio de Janeiro e seu grande sonho era ser diplomata. Despertou para o teatro ao fazer Hamlet de Shakespeare, no Teatro Universitário do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que ele veio para o TBC, no Bixiga. Foi casado com a atriz Nydia Licia, com quem teve a filha Sylvia Cardoso Leão. Fez inúmeras novelas de sucesso nas emissoras de Televisão Tupi e Globo. Faleceu no dia 18 de agosto de 1972, vítima de um ataque cardíaco. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o enterro do ator no Rio de Janeiro.

Programação de aniversário de 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso

Dia 09/10 – sexta-feira

21h30 Laércio de Freitas

Dia 10/10 – sábado

21h Personalidades do Bixiga

20h30 Nando Reis e Sebastião Reis

Dia 11/10 – domingo

21h30 Elias Andreato

Dia 12/10 – segunda-feira

21h30 Bixiga 70

Dia 13/10 terça-feira

19h João Carlos Martins

21h Fafá de Belém

22h Claudia Raia

Serviço:

Plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

 Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cíntia Ruiz – (11) 98080-9800

Davi Franzon – (11) 93411-6428

Simone Blanes – (11) 94003-1711

Viviane Ferreira – (11) 9-5814-9598

imprensaculturasp@sp.gov.br

 

Atelier de Imagem e Comunicação

Ana Lucia Venerando – (11) 99299-7667

analucia@ateliercom.com.br

Assessoria de Imprensa do Teatro Sérgio Cardoso – Peví

Angelina Colicchio – (11) 99299-2877
Diogo Locci – (11) 99906-0642
assessoria@pevi56.com

 

Compartilhe!