HomeAssessoria ReleasesSeminário na Oficina Cultural Oswald de Andrade discute teatro

Seminário na Oficina Cultural Oswald de Andrade discute teatro

“Homens à deriva” tratará de ditadura militar, sistema penitenciário, Tennessee Williams e Stanislavsky. A participação é gratuita, basta se inscrever!

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, abre suas portas para o seminário Homens à Deriva, que será às segundas-feiras, de 29 de outubro a 3 de dezembro, das 18h às 21h30. O evento, idealizado da Cia. Triptal e com coordenação do diretor e fundador André Garolli, será composto por três debates, uma mesa redonda e uma leitura dramática. O seminário é gratuito e é destinado para maiores de 16 anos. São oferecidas 30 vagas para todos os dias; para participar basta se inscrever pelo site da Oficina até um dia antes de cada palestra. O evento é uma das ações formativas do projeto Homens à Deriva, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

Abrindo o seminário, no dia 29, será apresentada a leitura encenada Esta propriedade está condenada, com direção de Garolli, que conta a história de um encontro, casual ou não, de dois adolescentes por variados prismas, nos arredores de uma cidade pequena e perdida no espaço/tempo. Lá as personagens se transformam em variadas possibilidade sob os trilhos de uma ativa linha ferroviária. Logo após, Maria Sílvia Betti, tradutora, escritora e especialista em Literatura, comandará o debate Tennessee Williams: hoje e sempre. Betti é autora do livro Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil: Três estudos – publicado pela Editora Cia. Fagulha em 2017 –, que analisa o trabalho do dramaturgo estadunidense.

Já no dia 5 de novembro, será a vez da mesa redonda O Golpe Militar – o Teatro e a releitura de uma ditadura, que será composta por Analy Alvarez, atriz, dramaturga e produtora; Luiz Serra, ator com mais de 40 trabalhos no cinema, na televisão e no teatro; e Zé Carlos Andrade, também ator, dramaturgo e produtor.

Stanislavsky, Vida, Obra e Sistema será o tema do debate do dia 12 de novembro, cujo intuito é discutir sobre o ator, diretor, pedagogo e escritor russo, que é mundialmente conhecido por seu método de atuação para atores e atrizes. A convidada Elena Vássina, que é pesquisadora e especialista em literatura russa e teatro russo, tocará a discussão.

No dia 26 de novembro, o debate O sistema Penitenciário – Reflexões e Ações Possíveis será comandado por Drauzio Varella, médico e autor de Estação Carandiru (1999), Carcereiros (2012) e Prisioneiras (2017), todos lançados pela Companhia das Letras. Varella atuou como médico voluntário no antigo presídio do Carandiru e na Penitenciária Feminina da Capital, ambos em São Paulo. O último dia, 3 de dezembro, ainda não tem programação definida.

 

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Seminário Homens à Deriva

Segundas-feiras, de 29/10 a 3/12 – das 18h às 21h30

29/10

Apresentação da leitura encenada Esta propriedade está condenada

Debate: Tennessee Williams: hoje e sempre

5/11

Mesa-redonda: O Golpe Militar – o Teatro e a releitura de uma ditadura

12/11

Debate: Stanislavsky, Vida, Obra e Sistema

26/11

Debate: O sistema Penitenciário – Reflexões e Ações Possíveis

3/12
Encerramento

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!