HomeAssessoria ReleasesSemana Nacional de Museus tem programação especial no Museu Casa de Portinari

Semana Nacional de Museus tem programação especial no Museu Casa de Portinari

Equipamento promoverá atividades entre 14 e 19 de maio; participação é gratuita

A convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – participará da 17ª Semana Nacional de Museus. A edição tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que proporá reflexões sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições e das memórias abrigadas por elas.

No Museu Casa de Portinari, ações educativas contemplam a agenda. Durante toda a semana, os visitantes poderão participar de atividades de fotografia, que analisarão o valor simbólico dos registros de família inspirados em retratos da família Portinari. Além disso, os visitantes levarão como recordação a própria imagem estilizada.

Ainda, enquanto esperam pela visita ao museu, os grupos serão convidados a observar um objeto museológico no Memodesenhando. Em seguida, o artigo será guardado e os participantes deverão desenhá-lo de memória. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a representação do item e uma forma possível de registro por meio da reprodução.

#MuseumWeek

Simultaneamente, o Museu Casa de Portinari também terá uma programação para o #MuseumWeek. Essa iniciativa convida os participantes a compartilharem as experiências nos museu nas redes sociais. Em Brodowski, eles poderão interagir com a família Portinari, que estará nos jardins do museu para aquela famosa selfie. Dona Domingas, Seu Batista e Candido Portinari, representados por imagens cenográficas.

Na quarta-feira (15), a atividade Por Dentro do Museu falará sobre as rotinas, as perspectivas e desafios do espaço cultural. A museóloga Angelica Fabbri ministrará a palestra, que ainda abordará a sua vasta experiência durante os 34 anos à frente do Museu Casa de Portinari.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284

Serviço:

17ª Semana Nacional de Museus: Fotografia

Período: de 14 a 19 de maio de 2019

Horário: terça a domingo, das 10h às 16h

17ª Semana Nacional de Museus: “Conhecendo”

Período: de 14 a 19 de maio de 2019

#MuseumWeek 2019: Família Portinari

Período: 14 a 19 de maio de 2019

#MuseumWeek 2019: Por Dentro do Museu

Período: 15 de maio de 2019

Horário: quarta-feira, às 16h