HomeAssessoria ReleasesSemana do Meio ambiente é tema das atividades virtuais do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Semana do Meio ambiente é tema das atividades virtuais do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Até 21 de junho, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari – promovem a Semana do Meio Ambiente, com o tema Festival da Terra, pelas redes sociais e site.

Para iniciar a agenda, os equipamentos apresentam, nesta segunda-feira (15), seus programas de sustentabilidade. Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de suas atividades, os espaços adotam práticas como proteção da área florestal, monitoramento do solo, análise do consumo de água e combustíveis, plantio de árvores, redução do consumo de materiais e produção de lixo. No vídeo, o público poderá conhecer mais sobre o viveiro de mudas, instalado em meio ao jardim com esculturas e que abriga, atualmente, 100 mudas de árvores que serão futuramente plantadas.

Na terça-feira (16), será a vez de descobrir mais sobre a ação Colheita na Roça com a produtora jordanense Ingrid Nendza. Ela falará sobre a colheita de verduras, frutas, hortaliças e legumes orgânicos na Mantiqueira, dando dicas e contando os benefícios dessa produção. No dia seguinte, 17, o projeto Mãostiqueiras explica como a lã de ovelha, uma matéria-prima que era desprezada na região, é, agora, reconhecida como um bem econômico, de valor social, cultural e ambiental.

Carol Nascimento, idealizadora do projeto PEACE, de Campos do Jordão, e seu filho Bento convidam a todos para fazer uma composteira em casa e reaproveitar o que seria jogado no lixo. A oficina Criação de uma Composteira será na quinta-feira (18). Ainda, em outra programação, o público aprenderá a fazer sua própria vassoura de mato com os educadores do Museu.

Os cuidados pessoais também estão inclusos na programação da Semana do Meio Ambiente. Na sexta-feira (19), a bióloga Daniela Siqueira, membro do projeto PEACE, compartilhará dicas de como aproveitar itens caseiros para fabricação de cosméticos. Sábado (20) será um bom dia para tomar um café e conferir como é feito o processo de produção até a colheita do grão. Lucas Lucas Jeronymo Stoco, 7 anos, do sítio Boa Vista, mostrará um pouco da produção familiar na região do Sudoeste Paulista.

Já a atividade Receita Sustentável ensinará a preparar uma sobremesa com alimentos que seriam jogados no lixo. A ‘confeiteira’ será Jade Cassiano, 10 anos, que reaproveitará a casca de banana. Para encerrar as ações sustentáveis, Museu e Auditório reproduzem um vídeo sobre a produção de alimentos na agroecologia. A rede Xepa Ativismo, que tem o objetivo de conectar cozinheiros ativistas e redes de democratização do alimento, contará mais sobre o setor ao propor uma reflexão sobre o consumo e o aumento da consciência coletiva.

Para não perder nenhuma ação da Semana do Meio Ambiente, basta seguir as redes sociais dos equipamentos: @museufelicialeirner. Todas as atividades do #CulturaEmCasa serão veiculadas, também, por uma página especial: http://www.museufelicialeirner.org.br/culturaemcasa.

Compartilhe!