HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasSecretário visita obra da futura Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo

Secretário visita obra da futura Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo

Prédio que abrigava Museu do Trabalho será transformado em um centro de capacitação para a Economia Criativa

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão, o prefeito Orlando Morando e a deputada estadual Carla Morando visitaram, no dia 7 de fevereiro, a obra do prédio que receberá a próxima Fábrica de Cultura a ser instalada em São Paulo. Localizado em São Bernardo do Campo, o espaço que abrigava o projeto do Museu do Trabalho será transformado em um centro de cultura e economia criativa.

“Estado e Prefeitura unidos vão dar uma nova destinação a este prédio: transformá-lo em um centro de excelência em capacitação para a Economia Criativa. As atividades atingirão todas as idades, especialmente os jovens, criando uma nova perspectiva de futuro”, disse o secretário.

O projeto de construção do Museu do Trabalho no local foi iniciado em 2012, com promessa de conclusão no início de 2013. A obra foi abandonada e tornou-se alvo da Operação Hefesta, deflagrada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2016. “O imóvel que simbolizava a má gestão, o mau uso de recursos públicos e o que há de pior no Brasil passará a simbolizar o que temos de melhor: a energia, a dedicação, o talento e a criatividade dos brasileiros”, comemorou Sérgio.

Durante a visita, o prefeito Orlando Morando explicou que aguarda a autorização do Ministério Público para dar início ao processo de conclusão da obra. “Em respeito à população de São Bernardo, precisamos dar uma finalidade adequada a esta obra. Buscamos, desta forma, respeito ao dinheiro público e valorização da Cultura”, disse.

Após a conclusão da obra, o prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social que executará os projetos culturais. A nova Fábrica de Cultura está prevista para o fim de 2019.