HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias100 dias de Cultura e Economia Criativa

100 dias de Cultura e Economia Criativa

Secretaria de Cultura e Economia Criativa completa 100 dias de gestão com ações de fomento e foco em formação

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa completa hoje (10) 100 dias de gestão com importantes conquistas. Desde janeiro, além de toda a programação cultural oferecida, visitas técnicas a obras, apoio a eventos e programas, medidas de aperfeiçoamento da gestão e diálogo com representantes do setor, destacam-se o início da campanha de captação de recursos para as obras do Museu do Ipiranga; o lançamento do ProAC Expresso, com o maior valor já investido e mudanças que visam potencializar seu impacto econômico e cultural; a abertura de vagas para cursos de qualificação profissional do novo programa SP Criativo; e a ação de comemoração do Aniversário de São Paulo, que levou os paulistanos a celebrar a data nos museus estaduais.

ProAC Expresso – mais eficiência e menos burocracia

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo lançou nos primeiros 100 dias de gestão o ProAC Expresso, maior programa de fomento à cultura do país em nível estadual, com R$ 153 milhões, que serão destinados a centenas de projetos em todas as regiões do estado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e por meio de editais voltados aos diversos segmentos da área. Foram criados novos editais, como o de modernização de museus e o destinado à realização de estudos e pesquisas em economia criativa. Foram adotadas diversas medidas que tornam o programa mais eficiente e menos burocrático, como a redução do número de comissões e a padronização dos tetos de investimento.

Aceleração do processo para a reabertura do Museu do Ipiranga

O evento de lançamento do projeto de restauro e revitalização do Museu do Ipiranga, organizado pela pasta, em parceria com a USP, foi outro momento importante. Na ocasião, três empresas anunciaram um investimento de R$ 36 milhões no projeto. Dezenas de outras se mostraram interessadas. As obras começarão no segundo semestre. O objetivo é reabrir o Museu do Ipiranga, totalmente recuperado, para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

SP Criativo – profissionalização em economia criativa

Executando uma das principais diretrizes da Pasta, foi lançado o programa SP Criativo, parceria entre as Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo a qualificação e a formação profissional com foco em criatividade, inovação e empreendedorismo. O programa abriu inscrições para seis cursos com alta demanda e empregabilidade: Mídias Sociais, Web Design, Design de Moda, Vitrinista, Recreacionista, Grafite e Food Styling. Inicialmente, são 1160 vagas em seis municípios: São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo e São Vicente.

Ação de ampliação do acesso no aniversário de São Paulo

Neste ano, o aniversário de São Paulo foi comemorado com muita cultura, diversão e arte. Em ação proposta pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, museus da cidade ofereceram entrada gratuita e ficaram abertos até meia-noite no dia 25 de janeiro, com programação especial de exposições, oficinas, shows, palestras, jogos e exibição de filmes e documentários. As ações resultaram em sucesso de público: os paulistas abraçaram a ideia de comemorar a data desfrutando da cidade e dos museus, com recordes de público e de interação nas redes sociais. Na imprensa, a ação também foi destaque: ao todo, foram veiculadas 341 matérias em portais de notícias, jornais impressos e programas de TV e rádio.

Compartilhe!