HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Assessoria ReleasesSecretaria de Cultura e Economia Criativa apoia adaptação de obra de Shakespeare em espetáculo virtual

Secretaria de Cultura e Economia Criativa apoia adaptação de obra de Shakespeare em espetáculo virtual

Contemplado pelo ProAC Expresso LAB, “MACBETH, um ensaio sobre os desejos” aborda a subjetividade das escolhas do ser humano e suas consequências em apresentações online nos dias 25 e 26 de março

Adaptação do texto original de William Shakespeare, a peça “MACBETH, um ensaio sobre os desejos” utiliza a tecnologia para fazer apresentações online, disponibilizadas em plataformas digitais. A partir da provocação original do texto: “Você tem medo de ser, na ação, aquilo que você é no desejo?”, o projeto apoiado pelo Governo de São Paulo e Governo Federal por meio do ProAC Expresso LAB aborda como tema principal as escolhas do ser humano e suas consequências.

A peça será apresentada remotamente pelo Núcleo Teatral Arcádia, encabeçado por Gustavo Costa, dramaturgo e ator da peça, e Thiago Domingues, diretor. Eles se reuniram com artistas, por meio de vídeo chamadas, para ler Shakespeare. O intuito é manter a chama do teatro acessa mesmo em tempos de pandemia.

É importante lembrar que, assim como as leituras e ensaios foram feitos remotamente, no dia das apresentações cada ator e atriz estará em sua residência, respeitando o isolamento social, assim como o dramaturgo, diretor e equipe técnica. O objetivo, além de respeitar o isolamento social, é colocar em prática uma das lições do método Stanislavski: se desafiar a criar em um espaço reduzido a grandiosidade de uma peça. Neste caso, Macbeth.

“MACBETH, um ensaio sobre desejos” também quer levar Shakespeare ao público de maneira acessível, através das redes sociais, atingindo, assim, todas as faixas etárias. “Não queremos menosprezar a necessidade de nossos adolescentes, jovens e adultos de entender, discutir e se sensibilizar através da leitura clássica do teatro”, diz Gustavo Costa.

As apresentações, totalmente online, acontecem nos dias 25 e 26 de março, entre 18h e 21h. Para assistir à peça, que será gratuita e indicada para maiores de 14 anos, é necessário acessar o canal do Youtube do Núcleo Teatral Arcádia, ou por meio do sistema de QR CODE que estará disponível nas artes de divulgação, em especial para o público das cidades do interior de São Paulo: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Salto de Pirapora e Socorro.

Compartilhe!