HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasInscrições prorrogadas – Secretaria abre chamada pública para Virada SP no Vale do Ribeira

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10 DE FEVEREIRO

Chamamento integra série de ações do programa Vale do Futuro, iniciativa do Governo do Estado para impulsionar desenvolvimento econômico e social na região; Serão investidos R$ 300 mil por município selecionado

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lançou chamada pública para a Virada SP Vale do Futuro 2020. A ação une os programas Juntos Pela Cultura, voltado a parcerias com prefeituras do Estado para a realização de ações de cultura e economia criativa; e Vale do Futuro, conjunto de iniciativas do Governo do Estado para desenvolver a região do Vale do Ribeira. O chamamento vai selecionar duas cidades da região para receberem viradas culturais – 24 horas de atrações culturais de diversas linguagens – em 2020.

As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até 23h59 do dia 10 de fevereiro de 2020. O resultado será divulgado até 9 de março.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “Estamos evidenciando o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado, incluindo agora o Vale do Ribeira.”

Em 2019, as cidades participantes foram, pela primeira vez, selecionadas por meio de chamadas públicas, valorizando a visão local e potencializando novas oportunidades”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Serão destinados R$ 600 mil para o edital, com investimento de até R$ 300 mil por projeto. Os municípios selecionados terão apoio da Organização Social Amigos da Arte, que mantém contrato de gestão com a Secretaria, na seleção, contratação e programação do evento. As prefeituras serão responsáveis pela disponibilização de espaço para as apresentações e infraestrutura técnica, como palco, som, luz etc.

Os municípios localizados na área de abrangência do Vale do Futuro que podem concorrer ao edital são: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itariri, Itapirapuã Paulista, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, Ribeirão Grande, Sete Barras e Tapiraí. Além de receberem a Virada SP, as cidades selecionadas receberão o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo.

Em 2019, a Virada SP levou mais de 120 atrações e reuniu mais de 200 mil pessoas em São José dos Campos e Mongaguá.

Vale do Futuro

Anunciado em outubro pelo Governo do Estado, o Vale do Futuro é um megaprojeto de políticas públicas para impulsionar ações de desenvolvimento econômico e social no Vale do Ribeira. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados para a região, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022.