HomeA Secretaria Assessoria DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesSecretaria da Cultura abre inscrições para mais nove editais do ProAC

Secretaria da Cultura abre inscrições para mais nove editais do ProAC

A Secretaria da Cultura do Estado abre inscrições para mais nove editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) de 2018. Serão contemplados 53 projetos de Pessoas Físicas nas áreas de Aprimoramento Artístico, Artes Integradas, Publicações Culturais e dois inéditos – Internacionalização de produções e Artistas de Pequenos Municípios –, e 34 de Pessoas Jurídicas nas áreas de Território das Artes, Publicações Culturais e Audiovisual. Os prêmios variam entre R$ 20 mil e R$ 500 mil cada. Além disso, no mínimo 50% dos selecionados serão de proponentes da Grande São Paulo, interior e litoral.  As inscrições devem ser feitas pelo site www.proac.sp.gov.br. Os editais completos estão disponíveis no mesmo endereço.

Aprimoramento Artístico: O edital de apoio ao Aprimoramento Técnico-Artístico premiará 10 projetos com R$ 20 mil cada. O concurso é voltado para a formação, especialização e/ou aperfeiçoamento técnico-artístico do artista ou grupo, por meio de intercâmbio com profissionais e/ou outras práticas pertinentes ao aperfeiçoamento de seu objeto de trabalho.

Internacionalização: Para o concurso inédito de apoio a Ações de Internacionalização das Produções Artísticas serão selecionados projetos que têm como objetivo promover a difusão e o intercâmbio cultural nas diversas áreas e linguagens artístico-culturais, a disseminação dos saberes populares e tradicionais e a capacitação técnica de agentes culturais. O resultado esperado é a difusão, a capacitação, a formação e a multiplicação cultural em todo o Estado de São Paulo, por meio das experiências de intercâmbio internacional. O edital premiará 15 projetos com prêmios de R$ 38 mil cada.

Pequenos Municípios: Também inédito, o edital para Projetos Culturais para Artistas Residentes em Pequenos Municípios vai apoiar 16 projetos com R$ 20 mil. Podem ser inscritos projetos de produção artística e cultural que contemplem a produção de eventos culturais ou a confecção de shows, exposições de arte, apresentações e outras atividades de artistas ou grupos de artistas residentes em municípios com até 20 mil habitantes.

Territórios das Artes: O concurso Território das Artes contempla projetos que envolvam a realização de atividades – como oficinas, cursos, workshops, palestras, debates, apresentações, ensaios etc – dentro de um espaço independente e podem incluir a manutenção e/ou funcionamento desse espaço. Cada um dos 16 projetos selecionados receberá R$ 100 mil.

Artes Integradas: Este edital vai contemplar 10 projetos de Artes Integradas com o prêmio de R$ 40 mil para cada. O título corresponde a iniciativas de caráter experimental cuja proposta inclui o diálogo entre diferentes linguagens, estéticas, proposições e/ou núcleos artísticos, promovendo e estimulando o desenvolvimento de processos de criação conjunta e contemplando diferentes formatos/meios de produção e espaços de realização no Estado de São Paulo.

Publicações Culturais: O edital de apoio a Publicação de Conteúdo Cultural vai selecionar quatro projetos de criação, desenvolvimento e/ou manutenção de publicação impressa e/ou digital de conteúdos relacionados a diferentes áreas culturais e linguagens artísticas, como cinema, literatura, teatro, dança, artes visuais, música, hip-hop, economia da cultura, economia criativa, linguagens artísticas e movimentos culturais em formato de pesquisas, críticas, ensaios, relatos, cartografias, mapeamentos, periódicos, revistas, fanzines, blogs, sites e análises que visem à divulgação ou à reflexão sobre determinado aspecto do campo da cultura. Dois projetos de Pessoa Jurídica vão receber R$ 50 mil cada e dois projetos de Pessoa Física receberam R$ 30 mil cada.

Audiovisual: Para o audiovisual, três editais estão com inscrições abertas. O concurso de apoio ao Desenvolvimento de Ações de Fomento ao Audiovisual vai contemplar com R$ 55 mil oito projetos de ações de manutenção e/ou criação de trabalhos continuados na área de audiovisual que podem envolver uma ou mais das seguintes iniciativas: aprimoramento, capacitação e formação de profissionais; formação de público; desenvolvimento de laboratórios de criação; organização de fóruns ou seminários; criação de produtos e projetos transmídia; programação de cineclubes; outros formatos de difusão de obras de audiovisual; entre outras ações.

O concurso de apoio a Projetos de Complementação de Recursos para a Produção de Longa-Metragem vai contemplar com R$ 500 mil quatro filmes que estiverem em produção. Para isso, os proponentes devem apresentar o orçamento de produção e os respectivos recursos já captados até o ato da inscrição. É necessário comprovar que a verba faltante para a produção não excede o valor do prêmio.

Por fim, o concurso de Finalização de Longa-Metragem vai selecionar quatro projetos para receberem o prêmio de R$ 250 mil cada para a conclusão de produção de obra cinematográfica brasileira com duração superior a 70 minutos.

Confira o detalhamento e o período de inscrição de cada edital:

APRIMORAMENTO ARTÍSTICO

Projetos de Finalização de Longa-Metragem

4 projetos com prêmios de R$ 250 mil cada

Sobre o ProAC Editais

Desde a sua criação, em 2006, o Programa de Ação Cultural (ProAC) já contemplou mais de 5.400 projetos, em 394 editais, nos mais diversos segmentos, como teatro, dança, artes cênicas, música, circo, festivais, artes visuais, museus e arquivos, cultura e cidadania, literatura, audiovisual e projetos multidisciplinares. O objetivo do ProAC Editais é fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos.

RelatedPost