HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasSão Paulo Cia de Dança realiza apresentações gratuitas nas Fábricas de Cultura

São Paulo Cia de Dança realiza apresentações gratuitas nas Fábricas de Cultura

A São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, realiza sete apresentações gratuitas no mês de abril e começo de maio nas Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, gerenciadas pela Poiesis, e da zona leste, administradas pela Catavento Cultural e Educacional.

O programa conta com duas obras criadas especialmente para a São Paulo: o primeiro ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) – criado em parceria com a Santa Marcelina Cultura, gestora do Theatro São Pedro. Trata-se de um neoclássico que traz um recorte de canções do compositor alemão Robert Schumann, com coreografia de Cassi Abranches e Milton Coatti.  Suíte Bernstein (2018), de Erika Novachi e Edson Guiu, inspirada nas principais obras de Leonard Bernstein para a Broadway e, completa o repertório a remontagem de Fada do Amor (1993), um duo de Márcia Haydée.

As apresentações começam nas Fábricas de Cultura do Jardim São Luís (03/04) e Brasilândia (10/04), ambas às 15h. Na sequência, será a vez das unidades do Itaim Paulista (05/04), Parque Belém (12/04), Sapopemba (18/04), Cidade Tiradentes (25/04) e Vila Curuçá (03/05), todas às 14h30.

Os interessados em assistir aos espetáculos da São Paulo Companhia de Dança devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência ao início do espetáculo na respectiva unidade do Programa Fábricas de Cultura.

Para mais informações, acesse: spcd.com.br

 

Serviço

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Data: 03 de abril – quarta-feira

Horário: às 15h

Local: R. Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís

Telefone: (11) 5510-5530

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Data: 05 de abril – sexta-feira

Horário: às 14h30

Local: R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista

Telefone: (11) 2025 -1991

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Data: 10 de abril – quarta-feira

Horário: às 15h

Local: Av. Gen. Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha

Telefone: (11) 3859-2300

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura  Parque Belém

Data: 12 de abril – sexta-feira

Horário: às 14h30

Local: Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho

Telefone: (11) 2618 – 3447

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura  Sapopemba

Data: 18 de abril – quinta-feira

Horário: às 14h30

Local: R. Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Junta

Telefone: (11) 2012 – 5803

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura  Cidade Tiradentes

Data: 25 de abril – quinta-feira

Horário: às 14h30

Local: R. Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Habitacional Fazenda do Carmo

Telefone: (11) 2556 – 3624

Entrada gratuita

 

Fábrica de Cultura  Vila Curuçá

Data: 03 de maio – sexta-feira

Horário: às 14h30

Local: R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru

Telefone: (11) 2016 – 3316

Entrada gratuita

Obras que serão apresentadas:

Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) – 1º Ato

 

Concepção, dramaturgia, direção teatral e espaço cênico: William Pereira

Direção musical: Ricardo Ballestero

Coreógrafos: Cassi Abranches e Milton Coatti

Direção artístico-pedagógica da Santa Marcelina Cultura: Paulo Zuben

Direção artística da São Paulo Companhia de Dança: Inês Bogéa

Iluminação: Caetano Vilela

Figurinos: Acervo SPCD

Trata-se da primeira parte do espetáculo Schumann ou Os Amores do Poeta, que traz um recorte de canções do compositor alemão Robert Schumann, escritas em 1840. Este primeiro ato – um Neoclássico – contempla o ciclo completo de Os Amores do Poeta Op.48. Os textos destas 16 canções vêm do Lyrisches Intermezzo, ou o “Intermezzo lírico”, do poeta Heinrich Heine, escritos entre 1822 e 1823 e publicados como parte da obra Das Buch der Lieder.

Fada do Amor (1993)

 

Coreógrafa: Marcia Haydée
Música: La Nymphe de Diane, No 16 B, de Léo Delibes (1836-1891), solo de violino executado por Jean Baptiste Marie e Roger André

Iluminação: Nicolas Marchi

Figurino: Evandro Machado

O duo traduz a energia e o amor da fada pelo ser humano marcado por sua entrega e delicadeza. O pas de deux integra Dr. Coppélius, O Mago de Marcia Haydée, uma releitura de Coppélia. A magia desta obra nos leva a perceber a leveza da bailarina que cruza a cena nos braços do bailarino.

Suíte Bernstein (2018)

Coreógrafos: Erika Novachi e Edson Guiu
Música: Leonard Bernstein

Iluminação: Wagner Freire

Figurino: Balletto por Luciana Mantegazza

Inspirados nas principais obras de Leonard Bernstein para a Broadway, os coreógrafos Edson Guiu e Erika Novachi, criam coreografias que refletem as inquietudes do compositor, pianista e maestro, por meio de uma jornada pelos musicais West Side StoryFancy FreeOn the Town. Suíte Bernstein faz parte da obra Bernstein 100, que apresenta um pouco do que o compositor representou, da importância da sua obra erudita à defesa da transição entre os gêneros eruditos e populares e a sua atuação como maestro das principais orquestras do mundo.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 660 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 136 cidades, em mais de 860 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou 22 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.


INÊS BOGÉA – Direção Artística | Inês Bogéa
é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam, principalmente para jovens, diversas atividades para formação artísticas nas mais diversas linguagens. Um programa que promove o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas.

Compartilhe!