HomeCultura + NotíciasNas redes, uma ‘Temporada em Construção’

Nas redes, uma ‘Temporada em Construção’

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, participa pela segunda vez do World Ballet Day, evento de dança online responsável por reunir as principais companhias de dança do mundo.

Neste ano, o evento será realizado no dia 29 de outubro. A SPCD será a única representante do Brasil durante o streaming global e, na ocasião, fará o lançamento do documentário “Temporada em Construção”. A estreia será veiculada nos canais da SPCD no Facebook e YouTube às 13h (horário de Brasília), com transmissão simultânea no evento oficial do World Ballet Day no Facebook.

Com concepção geral de Inês Bogéa, diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, e direção de vídeo de Guilherme Pinheiro, da Galeria Produções, Temporada em Construção apresenta ao público os bastidores por trás de uma companhia de repertório.

O documentário parte do ponto de vista de profissionais das mais diversas áreas da SPCD – ensaio, direção, superintendência, produção, administrativo, memória, educativo e comunicação – para contar os desafios e as curiosidades envolvendo a montagem de uma temporada de dança, que vão desde a definição do perfil da programação até os trâmites administrativos responsáveis pelo dia a dia dos bailarinos. Também estão presentes depoimentos de profissionais da Amigos da Arte, gestora do Teatro Sérgio Cardoso, que recebe as temporadas anuais da Companhia.

As entrevistas são costuradas por imagens de acervo e também por uma coreografia inédita: Nuvens (2020), de Milton Coatti, gerente de ensaio da SPCD, apresentada em cenários como o Parque da Luz, no bairro do Bom Retiro, no Teatro Sérgio Cardoso e na Oficina Cultural Oswald de Andrade – sede da Companhia. A trilha sonora original é de Pipo Pegoraro, e os figurinos são assinados por Raquel Davidowicz – UMA.

“É uma alegria participar de mais uma edição do World Ballet Day como convidado do Royal Ballet. Neste dia especial, celebramos a potência das artes cênicas revelando particularidades do nosso dia a dia com o lançamento do documentário Temporada em Construção. Este documentário é um convite para vocês conhecerem um pouco da paixão e da entrega de diferentes integrantes da Companhia, e para vivenciarmos juntos esta arte libertadora, que nos une mesmo em tempos desafiadores como o que estamos vivendo”, comenta a diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

Para os interessados em entender melhor o papel dos profissionais de uma Companhia de dança e o seu cotidiano, haverá um webinar ao vivo com Inês, no dia 10 de novembro, às 19h, via aplicativo Zoom. Este será um momento para troca de ideias e experiências, com direito a certificado digital para os participantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 14h do dia 30 de outubro pelo site www.spcd.com.br/inscricoes.php.

O lançamento de Temporada em Construção acontece no evento oficial do World Ballet Day no Facebook (#WorldBalletDay2020) e nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e no Facebook (@spciadedanca). Pelo Instagram (@saopaulociadedanca) e o Twitter (@spciadedanca), o público vai poder conferir ainda detalhes sobre o documentário Temporada em Construção, que também faz parte da série de ações do selo #SPCDdigital.

Serviço:

São Paulo Companhia de Dança no World Ballet Day

Estreia:  Temporada em Construção

Quando: 29 de outubro de 2020, às 13h (horário de Brasília)
Onde: Canal da SPCD no YouTube – www.youtube.com/AudiovisualSPCD / Canal da SPCD no Facebook – www.facebook.com/spciadedanca