secretaria da cultura do estado de são paulo

São Paulo Companhia de Dança no Itaim Paulista

Publicado em 1 de setembro de 2017

Gratuita, apresentação será na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, no dia 14 de setembro

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança sob direção de Inês Bogéa, realiza apresentação gratuita na Fábrica de Cultura Itaim Paulista (Rua Estudantes da China, 500). A apresentação será no dia 14 de setembro, às 14h30.

O repertório é formado pelas obras Mamihlapinatapai (2012), de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro, Grand Pas de Deux de O Cisne Negro (2014), de Mario Galizzi a partir do original de 1895 de Marius Petipa (1818-1910), e Pivô (2016), de Fabiano Lima.

Mamihlapinatapai trata da relação de desejo entre homem e mulher. Um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age. Este é significado de Mamihlapinatapai, palavra indígena originária da língua yaghan, de uma tribo da Terra do Fogo. O coreógrafo Jomar Mesquita utiliza elementos desconstruídos da dança de salão para criar a peça.

O Grand Pas de Deux de O Cisne Negro é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo. O duo marca o encontro do príncipe Siegfried com Odile, o Cisne Negro. Filha do feiticeiro Rothbart, ela deseja encantar o príncipe para que ele quebre sua jura de amor eterno a Odete, o Cisne Branco, durante um baile. Para enganá-lo, Odile sutilmente alterna sensualidade e doçura, e deixa transparecer toda sua maldade.

Pivô se vale de referências do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea. Com músicas de Carlos Gomes, a coreografia traz para a cena o ambiente brasileiro com sonoridades conhecidas. O figurino de Cássio Brasil dialoga com a luz de Guilherme Paterno e evidencia as diferentes camadas de cor da obra. A obra foi premiada com o terceiro lugar na escolha do júri como Melhor Espetáculo de Dança de 2016 em enquete promovida pelo Guia da Folha.

Compartilhe!