HomeCultura + Cultura + NotíciasResultado do XII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí

Resultado do XII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí

Participantes disputaram a melhor interpretação de obras do compositor alemão Ludwig van Beethoven

Cerca de 80 estudantes participaram, de 23 a 26 de novembro, do XII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado. O evento foi dedicado ao compositor alemão Ludwig van Beethoven e um dos destaques do concurso foi a disputa pela melhor interpretação de obras escritas por ele.

Coordenadora da atividade, a professora Cristiane Bloes explica que as provas foram divididas em dez categorias, de acordo com o nível de aperfeiçoamento dos alunos. Cada participante deveria tocar duas músicas: uma peça de livre escolha e a obra de Beethoven predefinida pelo regulamento.

Os recitais começaram com apresentação dos alunos iniciantes, matriculados nos 1º e 2º semestres do curso. A peça de confronto foi “Ode to Joy”, tema da 9ª Sinfonia de Beethoven, e as melhores interpretações foram das alunas Maria Luisa Albertoni e Maria Roberta de Almeida Pedroso. Na classificação geral, o primeiro lugar foi de Raquel Castilheiro Palma Gonçalves.

Na segunda categoria (3º e 4º semestres), Luiza Veiga Goulart da Silveira foi considerada a melhor intérprete da música “Pequena dança russa”, de Beethoven, e Amanda Ketlin Ferreira conquistou o primeiro lugar na pontuação geral. Para a terceira categoria (5º e 6º semestres), a peça de Beethoven foi “Escocesa” e a melhor performance foi atribuída a Midian Castilheiro Gonçalves, que também levou o primeiro lugar na classificação geral.

Alunos inscritos na quarta categoria (7º e 8º semestres) tocaram “Minueto em Sol” de Beethoven, com destaque para a interpretação de Isabelly Francini Antonio. Na pontuação geral, Ana Beatriz de Oliveira Guedes conquistou o primeiro lugar. Pela quinta categoria (9º e 10º semestres), o confronto foi com a peça “Sonho de Gertrudes” de Beethoven. A aluna Ana Paula Pereira Santos conquistou melhor performance e também a maior pontuação na classificação geral.

Na sexta categoria (11º e 12º semestres), todos os participantes tocaram o segundo movimento da “Sonata Opus 79” de Beethoven, sendo a melhor interpretação atribuída ao aluno Pablo Correa Sales. O primeiro lugar foi para Mayara Confortini Machado. Na sétima categoria (13º e 14º semestres), o destaque foi para Leonardo Guimarães Stocco, que obteve a melhor pontuação no confronto com o segundo movimento da “Sonata Opus 14 nº 9” de Beethoven e o segundo lugar na disputa geral. Não houve primeiro lugar.

O segundo movimento da “Sonata Opus 10 nº 2” foi a obra escolhida do compositor alemão para a oitava categoria (15º e 16º semestres). A melhor interpretação foi atribuída a Dany Grande do Carmo, vencedora também na classificação geral. Na nona categoria (17º e 18º semestres), Lorraine Gregório de Oliveira conquistou o primeiro lugar e também a melhor performance da “Sonata Opus 14 nº 1” de Beethoven.

A décima categoria foi destinada aos “Duos Pianísticos”, em que os participantes poderiam escolher livremente uma peça para tocar. A melhor pontuação foi de Gabriela Figueiredo de Campos e Pablo Felipe Correa Sales, que apresentaram “La muerte del angel” do compositor argentino Astor Piazzolla. Os vencedores de todas as categorias se apresentaram em um recital no domingo, dia 26, no teatro Procópio Ferreira.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Resultado do XII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí
Cristiane Bloes, coordenação

Categoria 1 (1º/2º semestres)
1º lugar: Raquel Castilheiro Palma Gonçalves