HomeAssessoria ReleasesRede de Museus-Casas Literários abre inscrições para atividades educativas e culturais

Rede de Museus-Casas Literários abre inscrições para atividades educativas e culturais

Os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade abriram as portas para visitas agendadas, mas seguem com suas atividades on-line

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, está com as inscrições abertas para as atividades online que acontecem em novembro. A Rede, que é formada pelos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade reabriu para o público por meio de visitas agendadas no dia 14 de outubro, mas suas atividades culturais e educativas seguem nas plataformas virtuais. 

Murilo Mendes, um dos maiores poetas do modernismo brasileiro, viveu em diferentes cidades do Brasil e da Europa e refletiu sobre seus espaços físicos e humanos e sua história. Tendo vivido durante o século XX, num mundo em transformação, Murilo encena possibilidades poéticas inusitadas. No curso Murilo Mendes: Tempo, memória e espaço, o professor e escritor Valmir Souza apresentará um panorama da poesia muriliana. Os encontros serão às terças e quintas-feiras, dias 2, 5, 10 e 12 de novembro às 19h. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 1 de novembro. 

Em Narrativas da Paternidade: O pai e o corpo literário, Reynaldo Damazio e Eduardo Guimarães apresentarão um percurso sobre a paternidade e seus rastros na literatura. Nos encontros, serão abordados movimentos como a construção e desconstrução literária da figura paterna tradicional; o pai como ausência; o pai como presença, corpo e nomeação; o desejo de (re)inventar e configurar paternidades possíveis. Os participantes serão convidados a manter um diário para experimentos criativos ao longo do curso. A atividade terá início no dia 3 de novembro, terça-feira, às 19h e os demais encontros acontecerão nos dias 10, 17 e 24 do mesmo mês. As inscrições estão abertas até o dia do evento, neste link.

O arquiteto e urbanista Silvio Luiz Cordeiro apresentará no curso Ruínas: Imagens e Imaginários de Cidades os principais estilos arquitetônicos e técnicas construtivas evidenciadas nas ruínas de antigas cidades no Mediterrâneo e na Mesopotâmia por meio de imagens e fontes documentais sobre paisagens urbanas. Direcionada aos interessados em história da arte, patrimônio cultural, arqueologia, arquitetura e urbanismo, a atividade acontecerá nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1, 8 e 15 de dezembro, terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro, neste link.

As relações entre literatura e cinema estão na origem da autonomia da linguagem cinematográfica. Desde os primeiros filmes, a adaptação de obras literárias é um capítulo à parte, tanto no que se refere ao desafio de transposição quanto às controvérsias geradas. O curso Literatura e Cinema: A escrita e a imagem abordará o contexto de escrita do romance, o momento cultural em que se insere, contrapondo-o ao momento de realização do filme, refletindo sobre similitudes e diferenças entre a obra literária e o filme de que aquela se serve. As aulas serão com o professor de filosofia, ética e história do cinema na FAAP, Humberto Pereira da Silva, às quartas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, das 19h às 21h. Os interessados deverão se inscrever até o dia 2 de novembro neste link.

Durante o curso Diálogos entre Produção Cultural e Mercado no Pós-Pandemia, os participantes serão estimulados a desenvolver projetos compatíveis com as tendências atuais do mercado cultural, em época de pós- pandemia, com temas que incorporem sustentabilidade e virtualidade de projetos culturais. O curso será ministrado pela produtora cultural Cristina Flória às quintas-feiras, nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição por este link até o dia 5 de novembro.

A conservadora-restauradora da Casa Guilherme de Almeida, Marlene Laky, realizará a oficina Restaure seu livro!. A oficina pretende capacitar o aluno a intervir adequadamente para recuperar danos em livros antigos. Durante as aulas, os participantes executarão pequenos reparos, tais como preenchimento de áreas, consolidação de rasgos e intervenção em lombadas danificadas. Também obterão noções básicas sobre a utilização do papel japonês e sobre os tipos de cola usados nessas restaurações. Os encontros, via Google Meet, estão agendados às segundas-feiras, nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro, às 19h. As inscrições devem ser realizadas neste link até o dia 5 de novembro.


Por meio de uma abordagem híbrida entre teoria e prática, a pesquisadora, poeta e artista Yasmin Bidim propõe refletir sobre as intersecções entre poesia e audiovisual enquanto artes que operam a partir da criação de imagens na oficina de Videopoesia: Hai-kai Audiovisual e Poema-plano. Para isso serão abordadas obras de poetas, cineastas e artistas visuais como Marília Garcia, Matilde Campilho, Lenora de Barros, Jean-Luc Godard e Maya Deren, entre outros(as). Partindo da exposição de processos criativos da própria oficineira e de aspectos formais das obras abordadas, também fará parte da atividade a proposta de um exercício prático de criação de um videopoema baseado nas formas do hai-kai e do plano sequência. As aulas acontecerão às segundas-feiras, dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link até o dia 26 de novembro.

A programação on-line da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo é mantida no hotsite https://poiesis.org.br/maiscultura/, onde está toda a agenda virtual dos equipamentos gerenciados pela Poiesis. Para informações sobre visitação e medidas de atendimento dos equipamentos, acesse o site de cada instituição.


SERVIÇO

Casa das Rosas

MURILO MENDES: TEMPO, MEMÓRIA E ESPAÇO – CR

Com Valmir de Souza

Terças e quintas-feiras, 3, 5, 10 e 12 de novembro, 19h.

Plataforma: HotMart.
Taxa de inscrição: R$ 70,00.
Inscrições: até 1 de novembro neste link

NARRATIVAS DA PATERNIDADE: O PAI E O CORPO LITERÁRIO

Com Reynaldo Damazio e Eduardo Guimarães

Terças-feiras, 3, 10, 17 e 24 de novembro de 2020, às 19h

Inscrições: até 3 de novembro neste link.

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.

Entrada gratuita

https://www.casadasrosas.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/ .

Casa Guilherme de Almeida

Restaure seu livro!
Com Marlene Laky
Segundas-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de novembro; 7 e 14 de dezembro, às 19h.
Inscrições: até 5 de novembro neste link

LITERATURA E CINEMA: A ESCRITA E A IMAGEM
Com Humberto Pereira da Silva
Quartas-feiras, 4, 11, 18 e 25 de novembro, das 19h às 21h
Inscrições: até 2 de novembro neste link

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.breducativo@casaguilhermedealmeida.org.br

Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Entrada gratuita
https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/ .



OFICINA DE VIDEOPOESIA: HAI-KAI AUDIOVISUAL E POEMA-PLANO
Com Yasmin Bidim
Segundas-feiras, dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro das 19h às 21h
Inscrições: até 26 de novembro neste link

Casa Mário de Andrade


RUÍNAS: IMAGENS E IMAGINÁRIOS DE CIDADES
Com Silvio Luiz Cordeiro
Terças-feiras, 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1, 8 e 15 de dezembro, das 19h às 21h.
Inscrições: até 3 de novembro neste link

DIÁLOGOS ENTRE PRODUÇÃO CULTURAL E MERCADO NO PÓS-PANDEMIA
Com Cristina Flória
Quintas-feiras, 5, 12, 19 e 26 novembro, das 19h às 21h
Inscrições: até 5 de novembro neste link

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.breducativo@casamariodeandrade.org.br

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Entrada gratuita

https://www.casamariodeandrade.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/ .

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 


SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!