HomeAssessoria ReleasesRecital performático movimenta programação do Hora H – Haroldo 90 na Casa das Rosas

Recital performático movimenta programação do Hora H – Haroldo 90 na Casa das Rosas

Leitura de poemas, pocket-show e releitura musical do encontro ficcional entre Bob Dylan e Haroldo estão em evento que abre a agenda voltada aos 90 anos de nascimento do escritor e tradutor literário

Hora H é um evento anual da Casa das Rosas para homenagear a obra e memória de Haroldo de Campos. Neste ano, marcando os 90 anos de seu nascimento, a programação traz escritores e músicos para apresentações performáticas da obra do escritor e tradutor literário no dia 23 de agosto, sexta-feira, das 18h às 21h.

Como parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, a Casa das Rosas abre o Hora H com recital de poemas, traduções e trechos de textos de Haroldo, a partir das 18h.

Participam do recital Diana Junkes, escritora e professora de Literatura na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisas dedicadas à obra de Haroldo; Ivan de Campos, filho de Haroldo, escritor e professor universitário; Juliana di Fiori Pondian, mestre em Linguística pela USP, editora e tradutora; Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos (divisão de pesquisa e tradução acadêmica e editorial da Casa das Rosas); Lucia Santaella, especialista em Semiótica, professora da PUC-SP e escritora; Lucio Agra, performer e professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Marcelo Tápia, pós-doutorando em Letras Clássicas pela USP e diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; e Raquel Campos, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Em pocket-show com voz e violão, às 19h, o músico e produtor Cid Campos apresenta composições que fez para alguns poemas de Haroldo e de outros poetas concretistas: Augusto de Campos (irmão de Haroldo), Ronaldo Azeredo e Décio Pignatari.

Ás 19h30, Voz, verso e avesso se concentra na expressão vocal a partir das criações musicais do compositor LivioTragtenberg que, junto à musicista Lucila Tragtenberg, apresentam um show a partir da obra poética de Haroldo e Augusto de Campos.

Em agosto de 1979 um encontro entre Bob Dylan e Haroldo de Camposem São Paulo, situação ficcional, é apresentado pela intervenção do performer e artista multimídia José Roberto Aguilar com o músico Sérgio Villafranca e Rodrigo Gava operando o computador e os sintetizadores. Juntos irão apresentar uma releitura musical surpresa entre duas obras, uma do escritor e outra do compositor norte-americano.

SERVIÇO:

HORA – HAROLDO 90
Sexta, 23/08, 18h às 21h
Evento em celebração aos 90 anos do nascimento de Haroldo de Campos com recital de poemas e textos do escritor, pocket-show e intervenção ficcional.
Grátis

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!