HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesRecitais de Violino e Tuba encerram a programação 2017 do Conservatório de Tatuí

Apresentações marcam a conclusão de curso dos alunos Rafaela Pires e Ricardo Francisco

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado –  encerra a programação didática de 2017 com dois recitais. Sábado, dia 16, a aluna Rafaela Pires fará o recital de conclusão do curso de Violino, às 20h00 no Auditório da Unidade 2. Domingo, dia 17, o formando Ricardo Francisco fará a conclusão do curso de aperfeiçoamento em Tuba, às 19h00 no Salão Villa-Lobos. Os eventos têm entrada gratuita.

A violinista Rafaela Pires apresentará “Concerto para violino n.º 5”, do consagrado compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; “Concerto para violino n.º 22”, do italiano Antonio Lucio Vivaldi; “Sonata para violino e piano nº 5 – A primavera”, do alemão Ludwig van Beethoven; “Concerto para violino nº 1”, do alemão Max Bruch, “Três duetos para violino”; do russo Dmitri Shostakovich; e “Invierno Porteño para piano trio” do argentino Astor Piazzolla. O recital terá participação da pianista Milena Lopes, do violinista Rafael Pires e do violoncelista Wellington Ramos.

Rafaela Pires é aluna do curso de Violino do Conservatório de Tatuí, na classe do professor Rafael Pires. Foi bolsista da Orquestra Sinfônica da instituição de 2014 a 2016. Atuou como spalla da Orquestra Jovem da escola em 2015 e da Camerata Jovem de Cordas em 2016. Foi solista na execução da obra “Primavera” do italiano Antonio Vivaldi, participou de diversos festivais, como o III Gramado In Concert, com aulas ministradas por Paulo Bosísio e Edwin So Kim. Também participou de masterclasses com Elisa Fukuda, Cláudio Micheletti, Emmanuele Baldini, Eliane Tokeshi, Cármelo de los Santos, entre outros. Atualmente integra a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Jamil Maluf.

O tubista Ricardo de Souza Francisco iniciará o recital com “Teutonic Tales”, do norte-americano Robert W. Smith. Depois, interpretará a clássica “Ave Maria”, do austríaco Franz Schubert; “Konzert nº 1, do russo Alexej Lebedjew; e “Sexta à tarde”, de Claudio Cambé. O programa segue com a seleção de músicas “Jump” que tem arranjo de Diego Garbin e “Tuba tiger rag” de Harry de Costa. A apresentação contará com a participação dos trompetistas Leandro Cestari de Gouveia e Cláudio Cambé, do trompista Jackson Lúcio e do trombonista Juliano Gomes da Silva que, junto com o formando, compõem o Quinteto Brasilessência.

Ricardo Francisco iniciou seus estudos musicais aos 10 anos na cidade de Ipeúna com o professor João José Leite. Foi integrante da Banda Sinfônica Municipal de Ipeúna e da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro. Em 2009, ingressou no Conservatório de Tatuí sob orientação do professor Luciano Vaz Vieira. Participou de aulas e masterclasses com importantes e renomados tubistas como Raymundo de Souza Ferraz, Marcos dos Anjos Jr., Albert Kattar, James Goulart, Gregory Fritze, Andrew Hitz e Francisco José Yañez Garrido.

No Conservatório, participou de diversos cursos e encontros incluindo “Coreto Paulista – VI Curso de Férias em Tatuí para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas 2010”, “Coreto Paulista – VII Curso de Férias para Instrumentistas de Banda 2011”, “3º e 5º Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí – 2010 – 2014”, “Encontro de Maestros e Lideranças de Banda – Programa Coreto Paulista 2011 e 2012”.

Desde 2013 integra o quadro profissional da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Atuou sob regência de grandes maestros nacionais e internacionais como Gregory Fritze, Dario Sotelo, Frank Battisti, Marcelo Jardim, Alberto Roque, Mark Whitlock, Pablo Dell’oca Sala, Matthew George, Felix Hauswirth, José Antônio Pereira, entre outros. Tem em seu currículo a gravação do CD em comemoração aos 20 anos da Banda Sinfônica. A partir de 2015, também atua na Orquestra Municipal de Botucatu.

Com os dois recitais, o Conservatório de Tatuí encerra sua programação didática de 2017. A escola entra em recesso e retoma suas atividades em janeiro de 2018.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Recital de Conclusão do Curso de Violino do Conservatório de Tatuí
Rafaela Pires da Silva, formanda
Wellington Ramos, músico convidado
Milena Lopes, piano