HomeAssessoria ReleasesQuinze exposições virtuais para explorar no Museu do Futebol

Quinze exposições virtuais para explorar no Museu do Futebol

Mostras sobre temas do universo do futebol estão disponíveis gratuitamente no Google Arts&Culture

Pioneiro no uso da plataforma Google Arts&Culture no Brasil, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem quinze exposições virtuais para o público explorar gratuitamente e aprender mais sobre temas diversos do universo futebolístico. A mostra mais recente é Pacaembu – o estádio monumento, uma homenagem aos 80 anos completados este ano de uma das arenas esportivas mais importantes do País. A resistência das mulheres que seguiram jogando bola mesmo quando a modalidade estava proibida no Brasil (entre 1941 e 1979), a história da camisa canarinho da Seleção Brasileira e a evolução das chuteiras são alguns dos outros temas abordados em mostras virtuais. 

Como outras instituições paulistas, o Museu do Futebol está fechado desde o dia 17 de março como parte dos esforços de combate à propagação do novo coronavírus. Por isso, as exposições virtuais são uma das maneiras de manter a instituição cumprindo seu papel social de preservar e difundir a cultura. Desde o início da pandemia, o número de visitas às mostras virtuais quadriplicou. 

As exposições partem de pesquisas realizadas pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e demais integrantes da equipe do Museu, que buscam informações e, principalmente, referências visuais – fotos, vídeos, imagens de jornais e revistas, cartazes ou objetos que ajudem a contar a história dentro do tema proposto. Muitas vezes, este trabalho inclui a digitalização ou fotografia de acervos físicos, que então passam a ser preservados também em um banco de dados. 

A proposta é sempre compor narrativas atraentes, que estimulem o público a explorar detalhes e, depois, explorar novas referências.  

Confira a lista completa de exposições disponíveis: 

Pacaembu – o estádio monumento 

Mulheres, desobediência e resiliência

Celebre as Mulheres no futebol brasileiro

Lea Campos, a primeira árbitra

A “Michael Jackson”: Os primeiros chutes

A “Michael Jackson”: livre para jogar

A “Michael Jackson”: Seleção Brasileira e Europa 

A “Michael Jackson”: o legado

Mário Américo: massagista das seleções

Estilo em campo: acessórios, cores e tecnologias na moda do futebol

Futebol de papel

O jogo e o povo

A Seleção em Poços de Caldas 

A história da Camisa Canarinho: como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil

Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés

Para acessar: https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol 

 
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

 

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: 

https://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

Compartilhe!