HomeAssessoria ReleasesProjeto Guri promove 2ª Mostra de Música de Câmara da Regional Araçatuba, em Birigui

Projeto Guri promove 2ª Mostra de Música de Câmara da Regional Araçatuba, em Birigui

Apresentação faz parte do EmCena, encontro que proporciona a troca de experiências entre alunos e educadores do Guri de diversas cidades

O Projeto Guri,maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizará a 2ª Mostra de Música de Câmara da Regional Araçatuba – EmCena de Formações. O evento acontecerá no Polo Birigui, localizado no interior paulista, no dia 09 de novembro, às 14h30. A entrada é gratuita.

Mais de 150 alunos dos naipes de cordas, percussão e canto coral dos Polos Avanhandava, Birigui, Bilac, Guaraçaí e Polo Regional Araçatuba apresentarão um repertório diversificado que inclui composições orquestrais, músicas populares e jazz, entre outros gêneros musicais. A ocasião também será marcada pela comemoração do 10º aniversário da regional administrativa do Projeto Guri em Araçatuba.

Para a apresentação, os alunos do Polo Birigui selecionaram um Jazz Combo com as músicas NorthpointeFantasy, de James Swearingen; e Hit The Road Jack, de Ray Charles. E a Camerata de Cordas Friccionadas tocará At The Grasshopper Ball, de Richard Meyer.

Os Guris de cordas friccionadas e do coral juvenil do Polo Bilac apresentarão Sapato Velho, do Roupa Nova; e Trevo (Tu), de Anavitória. Já a Camerata de Violões e Percussão do Polo Avanhandava mostrarão Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de Moraes; e Gente Humilde, de Chico Buarque.

Por fim, os Guris de canto coral do Polo Regional Araçatuba interpretarão SignorAbbate, de Beethoven;Trevo, de Ana Clara Caetano Costa e Tiago Iorc; e O Natal Existe, de Edson Borges.

O EmCena
O EmCena tem o objetivo artístico-pedagógico de promover a troca de experiências entre alunos e educadores do Guri de diversas cidades. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no programa e a regência é realizada pelos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

“A ação tem como objetivo incentivar a prática coletiva de música em diversas formações e valorizar as boas práticas desenvolvidas nos polos. Neste ano, acontecerá nas dependências do Polo Birigui e nosso intuito é apresentar uma variedade de formações, estética e linguagem, para firmar o compromisso da Regional Araçatuba em oferecer a ampliação da experiência performática dos Guris”, descreve Gislaine Ábrego, gerente do Projeto Guri na região de Araçatuba.

SERVIÇO

2º Mostra de Música de Câmara da Regional Araçatuba – EmCena de Formações
Data:
09 de novembro
Horário:
 às 14h30
Local:
 Polo Birigui
Endereço:Rua Santos Dumont, 413, Centro – Birigui/SP
Entrada gratuita.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Compartilhe!