HomeAssessoria ReleasesProjeto Guri organiza encontro entre o Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla

Projeto Guri organiza encontro entre o Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá um encontro entre a Orquestra Sertaneja

Viola Cabocla e o Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica, no dia 10 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, em Bauru. A apresentação faz parte do Guri Convida, série de concertos que proporciona a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes.

O Guri Convida mantém a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens para ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

Luciano Manduca, fundador da Orquestra Sertaneja Viola Cabocla, conta que preparou um programa bem diversificado para a apresentação com os Guris. “Sempre nos pautamos pela cultura caipira, por isso escolhi músicas como Moreninha Linda, obra de grande sucesso de Tonico; Lembrança, música do poeta José Fortuna, regravada por Milionário e José Rico; Encantos da Natureza, do poeta Luiz de Castro; Viva a Vida, canção alegre, de ritmo contagiante, escrita e musicada por José Rico; Chalana, composição de Arlindo Pinto e Mário Zan, típico do Pantanal, tocada em todo Brasil; e O Rei dos Canoeiros, de Zé Carreiro e Vieira, que aborda a temática dos pescadores dos rios do interior paulista”, disse professor Manduca.

Juntas, as duas orquestras tocarão Fantasia Sertaneja (de Tasso Bangel) e Brincando com a Viola (de Bambico), ambas com arranjos de Luciano Manduca. A missão de harmonizar os dois grupos ficará por conta do educador e regente Devanildo Balmant.

Os Grupos de Referência são compostos por orquestras, cameratas e bandas espalhados por diversas cidades e são formados por jovens de 12 a 21 anos em estágio avançado de aprendizagem.  Todos os 13 Grupos serão contemplados com convidados especiais.

Programa:
Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica – parte 1

1 – Abertura Sertaneja
Arranjo: Alexandre Dalóia

2 – Pot-Pourri de Modas Sertanejas
Arranjo: Kessin Ângelo

3 – Tocando em Frente
Compositor: Almir Sater e Renato Teixeira
Arranjo: Ewerton Luiz

Orquestra Sertaneja Viola Cabocla – parte 2

4 – Moreninha Linda
Compositor: Tonico, Priminho e Maninho
Arranjo: Luciano Manduca

5 – Lembrança
Compositor: José Fortuna
Arranjo: Luciano Manduca

6 – Encantos da Natureza
Compositor: Tião Carreiro e Luiz de Castro
Arranjo: Luciano Manduca

7 – Viva a Vida
Compositor: José Rico
Arranjo: Luciano Manduca

8 – O Rei dos Canoeiros
Compositor: Zé Carreiro e Vieira
Arranjo: Luciano Manduca

9 – Chalana
Compositor: Mário Zan
Arranjo: Luciano Manduca

Orquestra Sertaneja Viola Cabocla e Grupo de Referência de Banda – parte 3

10 – Fantasia Sertaneja
Compositor: Tasso Bangel
Arranjo: Luciano Manduca

11 – Brincando com a Viola
Compositor: Bambico
Arranjo: Luciano Manduca

Serviço: Guri Convida com Orquestra Sertaneja Viola Cabocla
Quando: dia 10 de outubro

Horário: às 20h

Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves

Endereço: Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro –  Bauru – SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público

 

Orquestra Sertaneja Viola Cabocla

O conjunto reúne 25 músicos das cidades de Bauru, Agudos e Piratininga e surgiu da iniciativa do professor Luciano Manduca, junto aos seus alunos e alguns amigos, unidos pelo amor à música sertaneja. Seu repertório contempla ritmos do cancioneiro sertanejo, como a toada, o cururu, a guarânia, o rasqueado, a querumana e o pagode.

Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica

Formada por instrumentos de sopros e percussão, executa um repertório diversificado, transitando entre o erudito e o popular. O grupo já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenário (Argentina, 2011). No ano de 2012, apresentou-se no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob a regência do maestro João Maurício Galindo (Jazz Sinfônica) e Marcos Sadao Shirakawa (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo). Em 2013, participou da apresentação da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), sob a regência da maestrina Emily Threinen da Universidade de Temple (EUA), no Auditório Ibirapuera. Em 2014, esteve sob a batuta do maestro Lutero Rodrigues e também acompanhou o clarinetista italiano Luca Luciano. No ano de 2015, o Grupo de Referência participou do Mapa Cultural Paulista e, vencedor, foi convidado para representar a região de Bauru na fase estadual, em 2016, na capital paulista. Em 2017, na série Guri Convida, a Banda compartilhou o palco com a cantora e compositora Nora Sarmoria.

O Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica tem o patrocínio da empresa Catho.

 

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Bauru.

 

Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Elen Andrade | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado

Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!