HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesProjeto Guri da capital e Grande São Paulo abre inscrições para cursos de música

Os cursos são gratuitos e estão espalhados nos 46 polos de ensino da capital e região metropolitana

O Projeto Guri da capital e Grande São Paulo – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – recebe inscrições, de 17 de janeiro a 2 de fevereiro, para os cursos de 2018. Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos podem escolher desde iniciação musical até cursos mais avançados em canto e diversos instrumentos, com formações tanto em música erudita como popular.

Para participar não é preciso ter conhecimento prévio em música e todas as unidades do Guri oferecem diversos cursos de instrumentos. As vagas são distribuídas pelos seus 46 polos na capital e na região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Santo André, Osasco, Arujá, Biritiba-Mirim, Poá e Guararema. O programa atende cerca de 13 mil jovens e quem já é aluno também precisa fazer a rematrícula. O início das aulas é no dia 5 de fevereiro.

Fotos de Roberta Borges

Para fazer a inscrição, é só comparecer ao polo de interesse acompanhado de um responsável, portando uma foto 3X4, o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência com CEP. Para poder se inscrever e iniciar os estudos no Guri, a criança ou adolescente interessado precisa necessariamente estar matriculado em uma escola regular.

Os alunos podem optar por violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, contrabaixo elétrico e guitarra, entre tantos outros e os cursos têm duração de dois a quatro anos. O programa também oferece aulas de canto e atualmente mantém dez grupos musicais infanto-juvenis formados por seus alunos, como a Camerata de Violões, o Coral Juvenil, a Orquestra de Cordas e a Orquestra Sinfônica do Guri. Para conferir a lista completa dos cursos e o local onde estão instalados os polos, acesse a página do Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br

Sobre o Guri – capital e grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. Com todo o suporte que o Guri oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

RelatedPost