@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Projeto Guri apresenta o espetáculo “A Era dos Festivais”, em Piracicaba

Publicado em 29 de novembro de 2018

Com o objetivo de proporcionar uma viagem musical à década de 60, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo –realizará o espetáculo A Era dos Festivais, no dia 3 de dezembro, em dois horários, às 18h30 e às 20h, no Teatro Municipal Doutor Losso Neto, em Piracicaba.

Na ocasião, os Guris do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro apresentarão canções que marcaram a história do país e da música popular brasileira. O repertório também será composto por letras que fizeram parte de uma década em que a arte de se expressar foi proibida pelo período da ditadura militar.

Regidos pela maestrina Vanessa Rodrigues Zambão, com acompanhamento do pianista e educador Vinicius Polezer Leite, os jovens executarão músicas que foram interpretadas por grandes nomes do cenário nacional, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo. O espetáculo contará com a participação especial da cantora Lara Pedrozo.

REPERTÓRIO

1. Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

2. Ando Meio Desligado (Sérgio Dias/Arnaldo Baptista/Rita Lee)

Intérpretes: Raphaela Bortolato e Talita Peron.

Participação: Lara Pedrozo e Banda.

3. Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros)

Intérpretes: João Sandoval e Lucas Elias.

Participação: Lara Pedrozo e Banda.

4. A Banda (Chico Buarque)

5. Arrastão (Edu Lobo)

Intérprete: Giovanna Balasso

Participação: Lara Pedrozo e Banda.

6. Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil)

Intérpretes: Murilo Delesposti e João Sandoval

7. Aos Nossos Filhos (Ivan Lims e Vitor Martins)

Intérpretes: Murilo Delesposti

8. Cartomante (Barbara)

Intérprete: Bárbara Oliveira.

9. Divino Maravilhoso (Especial Lara e Cabra Trio)

10. Roda Viva (Chico Buarque)

Arranjo: Patrícia Costa.

11. Sinal Fechado (Paulinho da Viola) – Declamação

Pedro Santin e Enzo Delesposti

12. Andanças (Ivan Lins)

Intérpretes: Giovana Dílio, Akisa, Maria Thereza Ocana, Natale Guimalhães.

13. Ponteio (Edu Lobo)

Intérpretes: Aline Oliveira e José David Neves

14. Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores (Geraldo Vandré)

Serviço: A Era dos Festivais

Quando: 3 de dezembro

Horário: às 18h30 e às 20h

Local: Teatro Municipal Doutor Losso Neto

Endereço: Av. Independência, 277, Piracicaba/SP

Entrada: R$ 10

Grupo de Referência de Piracicaba – Coro

Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017. O grupo dedica-se também ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apresentado no auditório do Masp, em junho de 2018, durante a abertura do Seminário Internacional For All, organizado pela Amigos do Guri em parceria Jeunesses Musicales Internacional (JMI).

Patrocinador dos Grupos de Referência: Catho

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura, a Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Stefane Braga | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado

Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!